Na escolha da residência médica, não confie em qualquer um

Conteúdo / Residência Médica / Na escolha da residência médica, não confie em qualquer um

Está no sexto ano e ainda tem dúvidas sobre a escolha da Residência Médica?

Sente que o tempo está acabando e mesmo assim você não consegue se decidir entre tantas opções?

Talvez esteja procurando a melhor opção simplesmente por aqueles mesmos nomes famosos que via quando estudava no pré-vestibular.

Ou às vezes não sabe nem por onde começar.

Seja qual for sua situação, te entendemos!

Se sua única opção fosse simplesmente ficar no hospital-escola de sua faculdade, não estaria nem lendo esse post.

Mas com a situação atual da escolha de Residência Médica no Brasil, você pode estar pensando em outras possibilidades:

  • há quase 500 mil médicos no Brasil hoje;
  • de 1970 a 2000, o crescimento no número de médicos foi 5x maior que o crescimento populacional geral, e isso só tende a se intensificar;
  • hoje há mais de 19 mil médicos se formando por ano no Brasil, com previsão de em 2024 essa taxa chegar a 29 mil devido a ampliação de vagas de Medicina;
  • as vagas de Residência Médica não ampliam na mesma velocidade que as vagas de faculdades;
  • além disso, nos últimos 8 anos o SUS perdeu mais de 30 mil leitos hospitalares;
  • no setor privado a situação não é melhor, tendo perdido mais de 430 hospitais desde 2010;
  • isso sem falar na situação financeira da saúde, pública e privada!
Situação financeira da saúde

Com esse panorama da saúde no Brasil, não é de se espantar que as Residências Médicas fiquem cada vez mais concorridas. Além disso, é de se esperar que também percam qualidade devido a problemas de infraestrutura e financiamento.

Muitos médicos já se tocaram que precisam de maiores diferenciais pra competir nesse mercado. Existe uma migração para grandes centros acontecendo.

E como se virar nessa situação?

Sabendo evitar as armadilhas na escolha da Residência Médica onde pretende prestar prova!

O que queremos dizer com isso?

Não interprete nenhuma opinião como final

Na Escolha da Residência, Desconfie

Independentemente de seu amigo te conhecer desde a infância e você ter 100% de confiança nele, duas coisas têm que ficar bem claras:

  • ele só pode conhecer de verdade a Residência da instituição que ele está fazendo. Toda opinião que tiver sobre outras Residências (ou sobre a Residência dele em relação às outras) vai continuar sendo somente uma opinião;
  • você não pode pensar que a vida real será como na Residência. Independentemente de ser muito boa a Residência de Cardiologia na instituição X, como vai estar o mercado depois que você terminar a especialização? Ou por outro lado, independentemente da Residência de Neurocirurgia não te permitir “ter vida nenhuma” por anos, depois de especializado continuará assim?

Pense sobre essas coisas!

Para exemplificar o que estou querendo dizer: recentemente fui conversar com alguns amigos sobre o programa de Otorrinolaringologia que estavam fazendo, cada um em uma instituição diferente. Todos eles me disseram que a instituição em que estavam tinha a melhor residência de Otorrino do país – USP, Unifesp, Iamspe, SUS-SP… não importa!

Vale lembrar que tomar essa decisão é fundamental para ver seu desempenho deslanchar. Falamos mais sobre esse e outros bloqueios mentais que podem atrapalhar seus estudos e te impedir de ser aprovado na residência médica dos sonhos no nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência.

Pessoas mentem!

Na Escolha da Residência, lembre que pessoas mentem

Infelizmente, por mais que você ache que as pessoas não têm motivo nenhum para fazer isso, elas mentem.

Ninguém tem benefício nenhum em falar mal de sua própria formação, por mais que eles realmente não estejam gostando.

Afinal, além de potencialmente “se queimar” com a instituição em que está, ele está queimando o próprio nome, se colocando pra baixo como profissional.

Além disso, ninguém quer demonstrar que está infeliz.

Pegando seu celular aí e dando uma olhada no Facebook e Instagram, vai achar mais fotos com reclamações sobre a vida ou fotos com bons momentos entre amigos?

Moral da história: não espere que ninguém fale mal de sua própria instituição! Talvez, mas só talvez, de amigos muito próximos e muito sinceros.

E mesmo se te falarem, a despeito do quanto essa pessoa pode ou não reclamar de alguns pontos de sua Residência, tenho certeza que dirá algo do tipo “ah, a Residência tem seus problemas, mas ela é muito boa. Tenho certeza que vai me deixar um profissional muito bem formado”.

E tudo bem! Isso provavelmente é verdade.

Por mais que estejamos falando de instituições, no final das contas vale muito mais a sua dedicação do que a instituição em que está.

Gente boa vai ser boa em qualquer lugar!

Como embasar a escolha da Residência Médica então?

Para que faça a Escolha da Residência, faça networking

Infelizmente não tem jeito simples!

Você vai ter que conversar com o maior número de pessoas possível (ou seja, mais de uma) de toda instituição na qual esteja pensando em entrar.

Não se contente com poucas opiniões. Nem somente com as nossas da Medway!

Às vezes você não conhece ninguém e tem que ir atrás de desconhecidos por conta própria mesmo. Mas vale a pena! A escolha da Residência Médica ficará muito mais embasada, e inclusive vai ajudar na sua entrevista já saber como funciona a instituição.

No entanto, mesmo assim pode ser muito difícil conseguir se aproximar de alguém da instituição.

Nesse caso, você terá que se contentar com as opiniões de outras pessoas de fora, geralmente baseadas em “ouvi falar” e no renome da instituição.

Mas nós aqui da Medway, sabendo dessa dificuldade, resolvemos te ajudar! É só dar uma passada no nosso blog e digitar “como é” na barra de buscas. 

Lá você vai achar uma série de posts que fizemos sobre como é a Residência Médica de diversas especialidades nas principais instituições de São Paulo. Clínica Médica na USP, Medicina de Emergência, Pediatria… e por aí vai. Dá uma conferida lá!

Não se esqueça de pensar além da instituição

Escolher a Residência HC-FMUSP

Você já refletiu bem o porquê de estar procurando outra instituição, maior, melhor ou diferente da em que está hoje?

Está disposto a ficar longe de casa?

Você quer uma Residência com academicismo ou não? Faz diferença?

Tem mercado para a sua especialidade no lugar em que vai prestar? Embora não necessariamente a Residência fixe o médico, ela facilita muito a entrada no mercado local.

A instituição que procura está alinhada com os seus valores e com seus objetivos?

Vale a pena refletir sobre tudo isso. Nós encaramos a escolha da especialidade e instituição de desejo como peças-chave para um excelente desempenho no final do ano.

Se quiser saber o que mais pensamos ser importante de se refletir em relação à Residência, dá uma olhada nas 15 perguntas que você precisa se fazer antes da escolha.

E se você quer dar um gás na sua preparação, dá uma olhada na Academia Medway, pois você encontra todos os nossos materiais gratuitos, incluindo e-books, guias estatísticos e aulas 100% online.

Ficou com alguma dúvida? É só falar com a gente que nós te respondemos!

Bons estudos!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor