O que é a EBSERH e como funciona

Conteúdo / Residência Médica / O que é a EBSERH e como funciona

Você sabe o que é a EBSERH? Com certeza você já se deparou com essa sigla aí. Possivelmente em editais de residências médicas ou em concursos da área da saúde. A verdade é que esse é um órgão essencial para viabilizar todos esses processos seletivos.

Vale a pena saber mais sobre ela porque, no fim das contas, é por meio de suas atividades que muitos hospitais funcionam Brasil afora. Em especial, aqueles que estão vinculados à saúde pública, então se essa é a área na qual você pretende atuar, aí está mais um motivo para se informar.

Sem mais conversas, vamos explicar tudo o que você precisa saber a seguir, porque dada a importância da instituição, é mesmo muita coisa para absorver. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a EBSERH

Então, para começar: de fato, o que é a EBSERH? Segundo o site da instituição, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é uma rede criada pela Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011.

Ela tem vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e seu principal objetivo é a prestação de serviços gratuitos voltados para assistência médica, hospitalar e ambulatorial da população. Além de também apoiar instituições públicas no que se trata de ensino e pesquisa, para auxiliar na formação de profissionais da saúde.

A EBSERH é a maior rede de hospitais públicos do Brasil. Além de seu órgão central, outros 50 Hospitais Universitários Federais associados a 35 Universidades Federais fazem parte de sua administração.

Todos os hospitais da rede são considerados como centros de referência de alta e média complexidade para o SUS. Com sua criação, é possível afirmar que o Sistema Único de Saúde passou a conseguir cobrir muito mais demandas sensíveis e com excelência de gestão.

Como a empresa funciona

Basicamente, a principal função da EBSERH é implantar melhorias físicas e tecnológicas nas unidades vinculadas. Dessa maneira, ela fica por conta de atividades como:

  • coordenar e avaliar as atividades em hospitais;
  • prestar apoio técnico na elaboração de instrumentos de gestão;
  • propor melhorias de gestão de acordo com as necessidades específicas das unidades;
  • distribuir recursos para hospitais.

Para dar conta de tudo isso, a EBSERH desenvolveu um aplicativo padrão que é usado por todos os seus hospitais em suas atividades. Dessa maneira, a organização consegue monitorar e padronizar todas as práticas assistenciais e administrativas das instituições.

Além disso, é graças ao trabalho da EBSERH que vários avanços aconteceram na área da saúde. Em especial, no que diz respeito à oferta de programas de residência e de pesquisas nos Hospitais Universitários Federais.

Por causa de sua finalidade, essa é uma empresa 100% estatal, que depende da União e se compromete em cumprir seu dever de prestar serviços de assistência médica integralmente, sendo exclusivos pelo SUS e com prioridade para a autonomia dos universitários.

Qual é a relação da EBSERH com os Hospitais Universitários do país

Bom, agora você já sabe o que é a EBSERH e o que ela faz. E, como pode ver, ela se relaciona aos Hospitais Universitários principalmente no que se trata às vagas na residência médica.

Acredite, desde que começou sua atuação, a rede oferece mais de 7,5 mil vagas em quase 1000 programas de especialidades diferentes. Além disso, é também um campo de prática para cerca de 60 mil estudantes da área de saúde em 32 Universidades Federais.

Além disso, a gestão desses programas, da mesma forma como acontece com os hospitais públicos, acontece sob supervisão da EBSERH, em parceria com o MEC. É por isso que processos como o Enare existem.

Por fim, vale lembrar que os Hospitais Universitários Federais fazem parte do SUS. Sendo assim, com a EBSERH à frente, eles conseguem atender mais e melhor, oferecendo oportunidades de atuação aos residentes e um número maior de consultas e procedimentos à população.

O processo de residência médica ENARE

E por falar em Enare (Exame Nacional de Residência Médica), é interessante relembrar como ele funciona. Realizado pela EBSERH, seu maior intuito é fazer com que o acesso aos programas de residência seja mais democrático.

Ao todo são mais de 80 instituições participantes e mais de 2300 vagas oferecidas. A tendência é que a cada ano essas estatísticas aumentem.

Quem se inscreve no Enare pode fazer a prova em qualquer capital brasileira ou em uma das 23 cidades polo. O exame é composto por uma prova objetiva de múltipla escolha, que cobre as 5 grandes áreas da Medicina.

Essa fase tem peso 9 na nota final, sendo que o ponto restante é preenchido pela análise curricular. Assim que a classificação definitiva sai, o candidato passa por um leilão de vagas, de acordo com a sua posição, para escolher em qual instituição fará o programa no qual se inscreveu.

O Enare é considerado um processo seletivo muito vantajoso. Primeiro, porque a prova acontece em uma data única. Isso facilita, e muito, a vida dos candidatos, que não precisam optar por uma única instituição para aplicar. Além disso, o Enare tem:

  • número maior de vagas;
  • custo de inscrição mais acessível;
  • processo seletivo padronizado;
  • prova qualificada;
  • menos burocracia;
  • menor necessidade de deslocamento para fazer a prova.

Vale lembrar que toda a avaliação e a composição de questões são feitas por profissionais selecionados pela EBSERH e MEC, para atestar a qualidade de todas as etapas. No mais, é sempre muito importante ler o edital com atenção, para conferir todas as informações e não perder nenhum detalhe relacionado a datas e prazos para envios de documentos.

Entendeu qual é a importância da EBSERH?

E então, conseguiu entender melhor o que é a EBSERH e qual sua importância? Basicamente, sem ela, os hospitais da rede pública não teriam uma gestão adequada e muitos dos serviços deixariam a desejar.E o acesso aos programas de residência médica seriam muito mais restritos. Assim, nem mesmo o Enare seria possível. Mas agora que você já sabe inclusive o que rola neste processo seletivo, é hora de se preparar! A gente tem um curso Intensivo Enare perfeito para que você consiga conquistar a vaga que deseja. Pra cima!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway