O que é priorização de conteúdos: a técnica que vai alavancar seus estudos

Conteúdo / Residência Médica / O que é priorização de conteúdos: a técnica que vai alavancar seus estudos

Fala, galera! Hoje vamos mostrar o que é priorização de conteúdos. Estudar exige disciplina para que você tenha melhores rendimentos. Nem sempre é fácil ser disciplinado, principalmente quando há muito conteúdo e muitas matérias para estudar.

Daí a necessidade de dar prioridade a alguns conteúdos. Essa estratégia vai ajudar em sua organização. Leia nosso artigo, veja o que é priorização de conteúdos e confira como deixar sua rotina de estudos mais leve e mais produtiva

O que é priorização de conteúdos?

Priorização é o ato de dar preferência a determinado assunto ou a determinada tarefa. Trata-se de escolher aquilo que merece atenção conforme sua importância.

Por meio da priorização, é possível hierarquizar as coisas de forma que seja dada a devida atenção a problemas, a atividades e a temas diferentes por ordem de importância. Aquilo que realmente não tiver relevância deve ser descartado.

Priorizar conteúdos é dar mais importância aos assuntos que mais aparecem nas provas e não perder tempo com o que não cai, assim, podendo ser mais objetivo e otimizando o seu período de estudo por dia. Assim, você consegue ser mais produtivo e objetivo. 

Como aprender a priorizar?

Para priorizar com sucesso, você deve conhecer quais são os assuntos que caem com mais frequência na instituição em que você vai tentar. A seguir, damos algumas dicas para você conseguir pri com acerto:

Defina quais instituições serão seus focos

Defina quais são as instituições que você vai focar. Cada uma tem seus assuntos preferidos, que são aqueles que caem todos os anos. Porém eles variam de prova para prova. 

Por conta disso, decidindo qual será a instituição principal, terá recursos para definir quais são os assuntos aos quais você deve dar mais atenção.

Descubra as informações básicas sobre o edital

Antes de iniciar a estratégia para dar prioridade aos conteúdos corretos, você deve conhecer o que se acha no edital da instituição pela qual você optou.

Mas o diferencial é que você faça isso antes do lançamento do edital oficial. Caso você aguarde para estudar somente depois de sua liberação, restará pouco tempo para assimilar o conteúdo de todas as disciplinas. 

Logo, acesse o edital dos anos anteriores e procure responder às seguintes perguntas:

  • Quantas questões por disciplina terão na prova?
  • Qual será o peso de cada uma?
  • Qual é o sistema aplicado para somar os pontos?
  • Existe algum critério para desempatar se muitos candidatos apresentarem a mesma pontuação?
  • Qual é a pontuação mínima para que se tenha sucesso na prova?

As respostas a cada pergunta permitirão identificar a relevância de cada matéria dentro da prova, o que vai fornecer uma base para priorizar os conteúdos.

Faça provas antigas e anote os tópicos que mais aparecem nelas

A maior parte das bancas organizadoras deixa à disposição dos candidatos as provas dos anos precedentes nos sites oficiais. Basta você fazer o download do conteúdo ou acessar online e fazer uma análise, considerando aspectos como:

  • tema de cada questão;
  • complexidade;
  • área de conhecimento das questões;
  • formato das questões (objetivas ou dissertativas).

Separe os tópicos

Durante a análise das provas anteriores, separe em uma lista os assuntos identificados e procure juntá-los em categorias. Desse modo, você vai perceber quais são os tópicos que são mais recorrentes.

Alinhe essas informações com os conhecimentos que foram obtidos na análise do edital (nota de corte, peso e outras). O correto é hierarquizar os temas mais comuns, com peso relevante e que realmente influenciam na pontuação.

Baixe os Guias Estatísticos da Medway

Essa é uma dica de ouro que nós, da Medway, damos a você. Para ajudar você a priorizar conteúdos e a se preparar com objetividade para as provas de residência médica, disponibilizamos nossos Guias Estatísticos para download.

Nossos Guias Estatísticos oferecem os principais assuntos das provas de residência médica de acordo com as 5 grandes áreas e a instituição (Unesp, Unifesp, Usp, Unicamp, ISCMSP, Sus, Enare, PSU, Amp, SCM, UFPR).

Reunimos os top 5 assuntos que mais caem. Também mostramos os cinco principais temas de questões que mais caem. Mais que isso: mostramos ainda as cinco imagens que mais caem, sempre de acordo com as 5 grandes áreas. 

Aproveite e conheça nossos Guias Estatísticos para se aprofundar nos assuntos que mais vão cair nas provas de residência de sua instituição preferida.

Os principais métodos de priorização de conteúdos: o raiz e o otimizado

Para entender melhor o que é priorização, vamos encerrar esse rol de dicas apresentando dois métodos bem estratégicos para que você tenha sucesso em seus estudos.

No método raiz, é possível fazer download de diferentes provas de residência médica e fazer uma classificação manual da recorrência dos assuntos em cada matéria. Esse processo também é chamado de “edital sintetizado”.

Porém, levando em conta que existem sites que já apresentam a classificação das perguntas para praticamente todas as provas, esse método pode não ter muito sentido para alguns estudantes modernos.

Já o método otimizado é mais usado para quem deseja diminuir o tempo de busca. Você deve acessar um site de questões para escolher as perguntas dos temas de seu edital, é o jeito mais rápido para o levantamento dos temas.  

Pronto, agora você já sabe o que é priorização de conteúdos!

Agora, você já sabe o que é priorização de conteúdos. A partir do que você aprendeu, prepare-se para a prova de residência médica da sua instituição preferida. Não perca a oportunidade de realizar aquilo que tanto deseja. Transforme seus sonhos em realidade. Seja disciplinado e organizado em suas tarefas!

Depois de compreender o que é priorização, fica mais fácil estudar, não acha? Estudando bem, suas chances de ser aprovado são muito maiores!

Além de consultar nossos guias, você também pode estudar para a prova residência médica com nós se inscrevendo nos nossos Extensivos. Você tem todos os recursos para uma preparação direcionada e completa para ser aprovado nas principais instituições médicas do país. 

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway