Algumas mulheres cuidam da saúde visitando o ginecologista anualmente e fazendo os exames necessários. Pensando nisso, você sabe o que é Uroginecologia? Essa subespecialidade de Ginecologia e Obstetrícia atua exclusivamente no trato de condições relacionadas ao sistema urinário da mulher.
O profissional interessado em atuar nessa área lida com o diagnóstico de condições relacionadas ao sistema genital feminino. Fique ligado, pois se trata de uma ótima área de trabalho para quem tem interesse em atuar no cuidado com as mulheres.
Assim como outras especialidades, o caminho para a especialização na área de Uroginecologia não é fácil, exigindo muita preparação e dedicação. Acompanhe este artigo e saiba o que é Uroginecologia!
A Uroginecologia é a área da Medicina que estuda o trato urinário baixo, bexiga e uretra, assim como a relação desses órgãos com o intestino, o reto, o útero e os músculos. Os médicos formados nessa especialidade cuidam da saúde da região pélvica da mulher.
A especialidade é importante, pois, a partir dela, são identificadas e geradas soluções para problemas na função urinária das mulheres. O uroginecologista é o profissional indicado para lidar com as seguintes situações:
Esse especialista também determina o tratamento mais adequado, com base em vários exames laboratoriais e de imagem. As consultas podem ser feitas diretamente com o uroginecologista ou por meio de encaminhamento feito por outro médico.
Agora que você já sabe o que é Uroginecologia e o que um profissional especializado nessa área faz, entenda se dá para construir uma carreira bacana nessa área e onde você pode trabalhar com esse conhecimento.
Felizmente, quem estuda Uroginecologia encontra boas oportunidades de crescimento. Como se trata de algo bastante específico, a procura das pacientes é bem alta. O profissional também pode estender o atendimento a mulheres grávidas e puérperas, ampliando ainda mais a atuação.
Você pode atuar tanto em consultório próprio quanto trabalhar para alguma instituição com demanda para a especialidade, pública ou particular. Esse profissional está cada vez mais em alta devido à crescente preocupação das mulheres em relação à saúde pélvica.
Se você entendeu para que a Uroginecologia serve e a área chamou a sua atenção, há dois caminhos pela frente: cursar uma pós-graduação ou fazer uma residência médica na área. Para isso, o primeiro passo é completar a graduação em Medicina.
Depois, é necessário fazer a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, especialidade de acesso direto, com duração de três anos, seguida de um ano de fellowship (complementação especializada) em Uroginecologia e Disfunções do Assoalho Pélvico.
Ainda é possível estudar mais alguns anos para se especializar em cirurgia e ampliar ainda mais o campo de atuação. O processo seletivo para as residências é como os outros: prova teórica e prática, entrevista e análise de currículo (algumas instituições pulam parte dessas etapas).
Durante a residência, o profissional adquire uma experiência bem rica, que traz a capacitação necessária para atuar na especialidade, acompanhando o tratamento de pacientes, realizando exames e diagnósticos sob supervisão.
Além disso, rolam as conhecidas horas de plantão médico, necessárias para concluir a formação. Também vale participar de pesquisas, congressos e outros eventos relacionados à área para enriquecer o aprendizado e construir um bom network.
Agora que você já sabe o que é Uroginecologia e o principal caminho para a especialização nessa área, é importante ter em mente que, assim como em outras áreas médicas, a concorrência é alta, e a preparação exige muito esforço. Porém, toda essa dedicação é recompensadora.
No momento, pense no primeiro passo, que é a residência. Aproveite para dar uma olhada nos outros conteúdos publicados e nos materiais gratuitos que oferecemos. Se quiser ficar por dentro dos processos seletivos que ocorrem ao longo do ano e das informações detalhadas sobre cada um deles, visite o Radar Medway!
Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando