E aí, pessoal? Hoje vamos falar sobre o que faz o hematologista. Não é incomum vermos notícias de centros médicos com suas reservas de sangue abaixo do esperado. Para quem trabalha em hospitais, essa é uma realidade assustadora e, infelizmente, comum.
Estamos no meio do Junho Vermelho. Esse mês é reservado para incentivar a doação de sangue! Nesse contexto, viemos ressaltar a importância e o que faz um médico hematologista.
Você já conhece a área da Hematologia? O médico hematologista tem uma grande importância e várias responsabilidades. Quer saber quais são? Confira o que faz o hematologista e muito mais ao longo da leitura!
No sangue, há várias células que defendem o organismo, transportam oxigênio e executam outras funções vitais. Quaisquer alterações no sangue têm graves consequências. Por isso, há uma especialidade específica que cuida do assunto. Isso tudo é objeto de estudo do médico hematologista.
Este profissional estuda, diagnostica e cuida de problemas referentes ao sangue e alguns órgãos, como a medula óssea, os linfonodos e o baço. Estes órgãos, responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos, e plaquetas.
O profissional da área também atua em pesquisa e desenvolvimento. Inclusive, é uma parte da Medicina que se relaciona bastante com a Biologia. No entanto, em geral, a maioria dos profissionais opta pela atuação junto a pacientes.
Inevitavelmente, quaisquer situações relacionadas ao sangue acabam tendo que passar pelo médico hematologista. Na maioria das vezes, os pacientes se consultam com médicos especialistas em outra área para, então, serem encaminhados a um Hematologista.
Isso não impede o paciente de procurar diretamente o Hematologista no caso de alterações no sangue, é claro. O melhor modo de se prevenir de tais problemas é fazendo exames e consultas de rotina.
Agora que você já sabe o que faz o hematologista, vamos diferenciar a Hematologia de outras especialidades. A Hematologia estuda o sangue, e tem relação com outras especialidades, como a Reumatologia e a Oncologia.
Esta última, por sua vez, acaba se confundindo com a Hematologia em alguns momentos, visto que se relacionam. No entanto, Oncologia e Hematologia não são a mesma coisa.
A diferença da Oncologia para a Hematologia é que seu objeto de estudo não é restrito a doenças ligadas ao sangue, mas sim os tumores. Algumas patologias necessitam do diagnóstico e/ou tratamento das duas especialidades, quando os especialistas trabalham em conjunto.
O médico hematologista cuida de uma área bem ampla de estudo: o sangue. Exatamente por isso, diversos problemas podem chegar às mãos do especialista. Isso faz com que a rotina do hematologista seja agitada, a depender de onde atue.
O dia a dia inclui a assistência a pacientes já com problemas diagnosticados, assim como o atendimento assistencial para as demais especialidades. Também é possível, como mencionamos, conduzir pesquisas na área.
O caráter diversificado do trabalho do hematologista mostra como é aberta essa especialização. A rotina depende, portanto, do lugar em que o profissional vai atuar: um hospital, uma clínica, uma emergência, um hemocentro, entre outros.
Entretanto, podemos afirmar que a maioria das doenças que precisam de intervenção do médico profissional em Hematologia são graves, demandando atuação rápida para acompanhar sua evolução. Isso faz com que inteligência e controle emocionais sejam imprescindíveis na rotina.
Além disso, é preciso falar sobre o mercado de trabalho do hematologista. Por ainda ser uma área em crescimento, à medida que a tecnologia avança, o trabalho do profissional é ampliado. Isso aumenta o interesse de residentes pela área. O crescimento também faz com que mais oportunidades surjam.
Além de saber o que faz o hematologista, é importante falarmos sobre o salário do profissional de Hematologia. Afinal, decidir qual residência focar é algo sério, ainda mais se considerarmos que Hematologia demanda outro pré-requisito.
A média salarial de um médico hematologista é R$ 6.355,59, para trabalhar 22 horas por semana. As informações são do site Salário, que compilou dados ao se basear no salário de 68 profissionais para chegar a esse resultado.
Em Goiânia, esse valor médio chegou a R$ 8.597,07. Cabendo ressaltar que, por ainda ser uma área com poucos profissionais, o local que mais contrata hematologistas é São Paulo. Rio de Janeiro e Porto Alegre também se destacam na lista.
Apesar dos valores-referência, não é segredo que o médico bem-preparado pode fazer plantões adicionais, atendimentos em clínica, entre outros, que ajudam a aumentar os ganhos. Além de que a área permite uma atuação ampla em pesquisas, por exemplo.
Por isso, vale a pena ser um profissional antenado e ir a congressos, palestras e encontros de profissionais da área para ficar por dentro!
Chegamos ao assunto que todo mundo quer saber! Agora, vamos contar um pouco mais sobre a residência médica na área. Se você, até agora, achou interessante o conteúdo e está pensando em se especializar em Hematologia, não pode perder esta parte.
A residência médica em Hematologia dura dois anos. Ocorre, entretanto, que existe o pré-requisito de ter feito dois anos de residência em Clínica Médica antes. Isso faz com que o tempo total de especialização seja cinco anos, apesar de que Clínica Médica é a opção de muitos residentes exatamente por servir de pré-requisito para várias áreas.
Adicionalmente, para quem deseja ser especialista em tratar crianças, é preciso fazer mais três anos de residência médica em Pediatria. Essa parte é opcional, no caso. Destina-se apenas para quem gostaria de trabalhar com crianças. Após concluir os pré-requisitos, o médico já está apto a começar a atuar, de fato, no campo da Hematologia.
A residência em si envolve a Hematologia, e relaciona-se um pouco também com a Oncologia, visto que o residente também aprende a diagnosticar doenças onco-hematológicas: linfomas e leucemias, por exemplo.
O residente aprende a tratar as mais diversas patologias, por meio de quimioterápicos, anticorpos e assuntos correlatos. Da mesma forma, ganha uma boa base em Medicina Transfusional e Diagnóstica com os médicos orientadores. Apesar de intensa, a residência prepara o profissional para o que der e vier.
Em geral, para entrar na residência médica em Hematologia, é preciso apenas passar por uma prova escrita e outra prática. Algumas instituições fazem a etapa de avaliação curricular e entrevistas, no entanto.
Por isso, o candidato deve se preparar e conhecer bem suas instituições de preferência.
Por ser uma área crescente no Brasil, é interessante procurar as melhores instituições para se especializar. Por isso, não deixe de contar com os conteúdos da Medway em que analisamos as instituições mais procuradas em cada área das residências médicas.
O médico hematologista tem várias responsabilidades, e é uma área muito importante para a Medicina. Se você está pensando em seguir nessa área, boa sorte e conte sempre conosco.
Desde a preparação até a sua entrada na residência, passando pelos conteúdos que publicamos em nosso blog, a Medway te acompanha e deseja boa sorte!
Não podemos deixar de incentivar a doação de sangue nesse post. Além de estar relacionado com o tema central do post, estamos no Junho Vermelho! Por isso, doe sangue e incentive sua família e amigos a doarem.
Doar sangue é rápido, indolor e você pode salvar vidas desse modo. Busque o posto de coleta mais próximo de sua residência e reserve alguns minutos do seu dia para fazer o bem para o próximo!
Se você se interessou pela área e decidiu seguir a área de Hematologia, é preciso passar pela residência médica de dois anos, é claro. E, para isso, já falamos que o pré-requisito é passar pela residência de Clínica Médica.
Você tem sorte, porque a Medway tem um Extensivo R3 de Clínica Médica exclusivo para quem tem esse sonho. Quer estudar do modo correto para as provas de R3? Então é o momento de esquecer do R1 e focar na sua meta!
No Extensivo, apresentamos um curso completamente focado no R3, que objetiva aprovar estudantes na residência dos sonhos. Como falamos, aqui a preparação é específica, com aulas e conteúdos gravados especialmente para quem vai fazer as provas de R3 de Clínica Médica.
Nas videoaulas, nossos médicos especialistas das melhores universidades do país vão te ajudar a estudar de modo correto e objetivo. Todo o conteúdo e materiais de que você precisa estão aqui, no Extensivo.
Adicionalmente, o curso oferece Radiologia no conteúdo programático. Vá para as provas multimídia confiante! Tudo isso com o padrão de qualidade Medway, que você já conhece!
Hoje, você aprendeu mais sobre a função do médico hematologista. Além de saber o que faz o hematologista, é importante lembrar que estamos no Junho Vermelho, portanto doar sangue é muito importante. Além de ser um ato de amor, ajuda a salvar vidas e na profissão do hematologista.
E aí, curtiu saber mais sobre a área da Hematologia no post de hoje? Esperamos que sim! Aproveite o gancho e se inscreva no nosso Extensivo R3 de Clínica Médica, que já mencionamos. Não perca a chance!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway