Você sabe o que mais cai no SUS-BA? Se você pretende prestar esse processo seletivo, é muito importante ficar por dentro dos assuntos mais cobrados para conseguir otimizar seu planejamento de estudos.
Afinal, a gente sabe que é impossível dar conta de todo o conteúdo. Então, ter em mãos algumas dicas direcionadas pode ajudar bastante, inclusive na hora de investir no estudo por questões por meio de provas mais antigas.
Não se esqueça, porém, de que o que a gente mostra por aqui são os assuntos favoritos da banca. Mas eles podem mudar eventualmente e outros tópicos podem fazer parte da prova!
Então, vamos lá? A seguir, a gente separou tudo dentro das 5 grandes áreas da Medicina, para facilitar a visualização por especialidade. Veja só!
O edital do SUS-BA está no ar, e você pode começar a se preparar primeiro com uma boa leitura desse documento. Assim, saberá todos os detalhes sobre a inscrição e o estilo de prova aplicado. Depois, é só acompanhar aqui o que mais cai no SUS-BA por especialidade para mandar bem.
E se você quer saber mais detalhes, no Medway Radar, além de encontrar todas as informações sobre os editais das principais instituições do país, calendário de etapas e outros dados importantes para quem quer se candidatar, agora você também pode consultar os assuntos que mais caem nas seleções para se preparar de forma ainda mais direcionada!
Confira os temas mais cobrados nas principais universidades do Brasil e tudo o que Medway Radar oferece clicando aqui!
Segue o fio!
Na Clínica Médica, o tema das questões é bastante proporcional. Cardiologia, Infectologia e Gastroenterologia tomam conta da maioria das questões.
Em seguida, a Nefrologia e a Pneumologia empatam na cobrança. Portanto, foque nesses assuntos que não tem erro.
Mas se você quer ser ainda mais específico, pode partir para os assuntos mais comuns dentro desses temas. Os mais recorrentes são:
As questões geralmente envolvem descrição de casos clínicos e perguntas sobre diagnóstico e condutas adequadas. Fique ligado!
O tema que mais cai na Cirurgia Geral é, disparado, o Trauma. No entanto, a Cirurgia do Aparelho Digestivo também tem sido recorrente nas últimas edições.
Vale a pena considerar também a Urologia, a Cirurgia Geral e a Nefrologia dentro da especialidade. Embora essas duas últimas caiam em menor quantidade, não dá para deixar de fora.
Mas, e em relação aos assuntos mais cobrados? Bom, a lista está na mão para que você possa dar aquela atenção especial a eles:
Outro ponto importante é que você deve ter bastante domínio sobre condutas iniciais e diagnósticos, porque a prova cobra posicionamento sobre para qual caso a abordagem cirúrgica é ou não indicada. Possivelmente, será preciso analisar, ainda, as complicações do pós-operatório.
Quando se trata de Ginecologia e Obstetrícia, as doenças clínicas na gestação e a ginecologia endócrina saem na frente na quantidade e frequência de questões. A abordagem da prova também se volta para sangramento na gestação e puerpério e infecções do trato urinário feminino.
Para fechar a lista, você ainda terá que lidar com perguntas sobre o parto, mesmo que em menor número. Afinal, esse é um conteúdo que não dá para escapar dentro da especialidade, certo?
Para concentrar ainda mais a sua linha de estudos, não deixe de incluir os 5 tópicos mais cobrados nessa parte da prova. Aqui estão eles:
Algo superimportante dentro da Ginecologia e Obstetrícia é acertar não somente o diagnóstico. Mas também saber mais a respeito de diagnósticos diferenciais e tratamentos, em especial em casos de infecção.
E na Pediatria, o que costuma cair? A maioria esmagadora do conteúdo se volta para a Infectologia. Logo atrás estão temas como Neonatologia e Endocrinologia.
Em menor quantidade, mas ainda assim com recorrência, as questões podem tratar de Hematologia e Puericultura. Mas não é só isso, e é claro que a gente analisou mais uma vez os assuntos específicos mais comuns.
Eles são bem variados! Então para garantir um atalho de sucesso para seus estudos, considere o seguinte:
A Medicina Preventiva não pode ficar de lado na hora da preparação. Ela é tão importante quanto todas as outras principais áreas da Medicina.
Afinal, trata de algo muito importante para a saúde de nosso país e para o processo seletivo que você está prestando nesse caso: o SUS. Ele é o tema mais cobrado nas questões da prova, como não poderia ser diferente.
Depois dele, as questões também tratam sobre atuação médica, Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica e medidas de saúde coletiva. Entre os assuntos mais cobrados estão:
Assuntos secundários como preenchimento de declaração de óbito, tabagismo e etilismo também podem aparecer eventualmente. Sendo assim, dê uma passada por eles por via das dúvidas, principalmente porque há uma complexidade menor entre os tópicos.
É isso aí! Essa é a visão dos últimos 5 anos de provas do SUS-BA para você ter uma ideia de como são cobrados. Se você já domina algum desses pontos, ótimo! É hora de descobrir quais precisam mais da sua atenção e se dedicar.
E tem mais. Saber sobre isso é válido tanto para quem já está familiarizado com a prova quanto para quem ainda não começou a fazer questões para treinar.
Isso porque é muito conteúdo para prestar atenção e pode ser que um ou outro detalhe tenha passado despercebido. Então, aproveite ao máximo o que viu por aqui!
E agora que você sabe o que mais cai no SUS-BA, vale a pena reforçar que a prova conta com questões abertas e de múltipla escolha nas provas de acesso direto. Portanto, é essencial fazer os dois modelos nos estudos para não ser pego de surpresa, certo?
Por fim, se você está precisando de um apoio para se preparar para os exames, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway