Você quer fazer residência em Clínica Médica no SUS-SP? Então, temos duas notícias. Vamos começar pela boa: em 2023, foram 197 vagas, um dos maiores números entre os demais processos seletivos. A outra notícia é: a concorrência ainda é altíssima, especialmente para os hospitais mais renomados!
Em 2023, cada uma das vagas de Clínica Médica foram disputadas por 11,62 candidatos. Como você deve saber, não é possível dizer que a concorrência por todas as vagas é igual no SUS-SP. Isso porque a escolha do hospital não é feita na inscrição para a prova, mas após a classificação, em um leilão.
Além de saber como a prova funciona, você imagina quais são os hospitais mais concorridos para quem quer fazer residência em Clínica Médica no SUS-SP? Hoje, vamos contar quais são as quatro instituições mais disputadas e por que esses programas são tão buscados. Está pronto? Então, vamos lá!
O Hospital Santa Marcelina é bastante tradicional e muito desejado pelos candidatos, considerado uma das melhores residências em Clínica Médica. Para você ter uma ideia, ele quase sempre é o primeiro a ter as vagas esgotadas no leilão.
Como você deve imaginar, o principal motivo para isso é a tradição. O hospital tem 59 anos de atuação. Muitos médicos se especializaram nele, saindo com ampla bagagem e conhecimento prático. Inclusive, a instituição é cheia de preceptores bons e reconhecidos em todo o país!
O tamanho e a estrutura tecnológica do hospital também contam muito. Afinal, ele é o principal hospital da Zona Leste que atende o SUS, o que não é pouca coisa! Imagina o volume de casos e procedimentos aos quais você terá acesso fazendo residência em Clínica Médica nele. São mais de 700 leitos!
Outro ponto positivo para quem quer fazer residência em Clínica Médica no SUS-SP é a formação completa. Os residentes ficam próximos de especialistas de outras áreas clínicas, pegam mão dos procedimentos e aprendem muito, tanto na parte teórica quanto na parte acadêmica, fortes na instituição.
Outro hospital que se destaca pela tradição e pela estrutura, com capacidade de atender a um grande volume de casos, é o Hospital Estadual do Ipiranga. Com 50 anos, ele é um dos mais modernos e equipados da cidade, além de ser um dos mais importantes da região do Alto Tietê que atende ao SUS.
Muitos pacientes, grande volume de procedimentos, tradição, estrutura robusta e bons chefes durante o treinamento do programa de Medicina Clínica fazem com que ele seja uma das principais opções para quem quer fazer residência em Clínica Médica no SUS-SP.
Ao todo, são 116 leitos em uma estrutura completa para atendimento clínico e emergencial, realização de exames, diagnósticos e tratamentos. Tudo isso contribui para você sair de lá com uma formação completa!
O Complexo Hospitalar de Heliópolis, conhecido como Hospital de Heliópolis, destaca-se não apenas pela tradição, com mais de 50 anos de atuação, mas pela estrutura: são 330 leitos!
Isso garante capacidade para atender a boa parte da população da Zona Sul de São Paulo e dos municípios da região do Grande ABC, incluindo Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá.
Pode até soar repetitivo o fato de todos esses programas terem em comum a tradição, grande volume de atendimentos e estrutura enorme, mas a verdade é que esses são os itens fundamentais para considerar na hora de escolher uma residência em Clínica Médica em SP.
São realizados cerca de 12 mil atendimentos por mês no pronto-socorro do Hospital de Heliópolis. É um fluxo de pacientes para ninguém botar defeito! Dificilmente, você vai terminar a residência na instituição sem ter dominado emergências e muitos procedimentos.
Mesmo não estando entre os três hospitais mais concorridos, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, mais conhecido como Hospital do Mandaqui, tem um grande volume de atendimentos e boa estrutura, então não poderia ficar de fora da lista de quem deseja se tornar especialista em Clínica Médica.
A tradição é vista por mais de 80 anos de existência. Ele foi o primeiro hospital governamental especializado em tuberculose, dando início à toda a rede de hospitais de tuberculose do governo de SP.
Volume de atendimentos também não falta! Ele é considerado um dos maiores hospitais gerais da região que atendem ao SUS. Localizado próximo da comunidade do Mandaqui, na Zona Norte, ele recebe a maior parte dos atendimentos dessa área.
A estrutura também surpreende, pois além de contar com 450 leitos desde a última reforma, em 2012, o hospital dispõe de muitas tecnologias para exames, diagnósticos e tratamentos.
Agora que você conhece os hospitais mais concorridos para a residência em Clínica Médica no SUS-SP, é hora de pesar os prós e os contras para se decidir! Como a prova tem apenas uma fase, você só tem uma chance de mostrar a que veio, então aproveite essa oportunidade!
Para melhorar seu desempenho no processo seletivo, conte com o estudo direcionado do curso Extensivo. Além de materiais exclusivos e aulas com o nosso time, você tem acesso a um aplicativo com questões comentadas. Faça um teste gratuito por sete dias e conheça os benefícios!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway
Você também pode gostar