Isso mesmo! A imagem radiológica tem aparecido com cada vez mais frequência nas provas de residência médica, e em muitas das instituições mais concorridas do Brasil. Em questões de todas as especialidades, porque esse é um tipo de exame frequente na rotina médica e utilizado em uma série de situações e diagnósticos.
Por isso, a gente fez um compilado com os 5 assuntos mais cobrados dentro desse procedimento, em provas aplicadas entre 2019 e 2023. Ou seja, é uma pesquisa super atualizada, que vale a pena ficar de olho se quiser ter um bom desempenho e não ser surpreendido pelas imagens.
Então, vamos ao que interessa? Continue a leitura para conferir a lista e todos os detalhes importantes que ajudarão a otimizar seus estudos.
Antes de continuarmos, se você ainda tem dificuldades interpretando raio-x de tórax e abdome, sugiro dar uma olhada no nosso e-book gratuito ABC da radiologia: raio-x de tórax e abdome. Lá nós te damos um passo a passo para a interpretação de radiografia simples de tórax e abdome, ideal para você dar o pontapé inicial nos seus estudos sobre o raio-x e ficar por dentro deste que segue sendo o método de imagem mais disponível nos serviços no Brasil!
Antes de falar sobre os 5 assuntos mais cobrados com imagem radiológica nas provas de Radiologia, fica a dica. Esse tipo de exame pode aparecer na segunda fase de muitas instituições, especialmente se a prova é multimídia, um formato que está sendo adotado por várias instituições de renome pelo país.
Portanto, nada melhor do que estudar de forma direcionada para tirar tudo de letra, não é mesmo? Matricule-se no CRMedway para lidar melhor com sua habilidade analítica e alcançar a aprovação! São várias aulas, materiais e estratégicas para que você consiga trabalhar todas as capacidades exigidas para as provas práticas de residência.
Dica anotada para fazer a inscrição mais tarde? Agora sim, bora para essa lista tão importante que permite entender melhor o que esperar das provas atualmente quando se trata de imagem radiológica.
E o campeão de questões nos últimos 5 anos é mesmo o RX de tórax, que provavelmente é um dos exames mais realizados em contextos hospitalares. Por isso é tão importante entender também dentro de quais contextos ele se faz presente. Aqui vai o ranking:
É claro que, assim como os outros assuntos, esse exame pode aparecer em outras situações e enunciados. Mas como não dá para estudar tudo e é preciso direcionar ao máximo sua preparação, o foco nesses tópicos já será metade do caminho para o sucesso.
As radiografias de abdome são o segundo assunto com imagem radiológica da nossa lista. E, de novo, é preciso se atentar para onde ele aparece com maior recorrência se quiser continuar a se preparar. Aqui vai!
Tópicos bastante específicos, não é mesmo? E alguns bem complexos, por isso exigem dedicação em dobro. Assim como o RX de tórax, o corpo estranho se repete, o que reforça o sinal de que esse é um tema que merece um direcionamento redobrado, apenas com olhares diferentes de acordo com cada exame.
E quando o assunto é TC de crânio, o que é preciso esperar? O compilado está cheio de temas puxados, mas que também são prazerosos de revisar e que ajudam a aguçar a sua análise de exames. Veja só:
Ufa! Esse ranking assusta quem nunca deu muita importância para a presença de imagens radiológicas nas provas de residência, fala sério. No entanto, a partir dele você estará afiado para responder às questões sem maiores dúvidas.
O TC de abdome é outro assunto cobrado com bastante especificações. Dentro das que mais aparecem nas questões de provas das principais instituições do país, estão as seguintes:
Algum desses temas já apareceu em seus estudos? Se não, aproveite para incluí-los o quanto antes e se aprofundar na avaliação dos exames pertinentes a esses casos. Lembrando que sim, esses rankings dentro de cada assunto também são os mais recorrentes, e em ordem do que mais aparece nas provas!
Se lembra do que é POCUS? Essa é a sigla para Point of Care, ou seja, aquele método diagnóstico realizado diretamente à beira do leito, mas com foco no ultrassom.
Portanto, é a equipe médica que leva esse resultado ao paciente, seja em uma UTI ou em uma sala de emergência, em uma ambulância ou em lugares mais remotos. A imagem radiológica aparece em questões que falam sobre:
Vale lembrar que o ultrassom no atendimento é um recurso muito moderno, e a tendência é que sua tecnologia se desenvolva ainda mais. Por isso, também existem mais chances de que o POCUS esteja sempre em questões de provas.
Impossível não mencionar que sim, com o passar do tempo, é claro que esses tópicos, temas e assuntos podem variar. Mas se durante 5 anos a proporção de recorrência se mostrou significativa, é provável que as novas abordagens não se distanciem tanto assim, o que faz com que essa pesquisa continue sendo uma excelente referência para seus estudos.
Além disso, observar essa lista mostra o quanto os exames radiológicos são importantes para sua prática médica. Mesmo que você trabalhe com uma especialidade que não esteja diretamente associada a eles, eventualmente eles podem cair na sua mão e sua conduta dependerá de uma análise precisa.
Então, curtiu descobrir mais sobre os 5 assuntos mais cobrados com imagem radiológica nas provas de residência? A gente se esforça para trazer dados atualizados como esses com frequência para que você saiba por onde começar a construir seu caminho para a aprovação.Sem mais demora, com todas essas dicas e informações em mãos, parta para a sua preparação e comece já a estudar com os melhores. Nos Extensivos Medway, você escolhe entre três tipos de curso com focos diferentes, então é só escolher aquele que mais se encaixa em seus objetivos.
Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando