Todo mundo sabe que, para vender mais e fechar negócios, qualquer estabelecimento precisa de divulgação. Na Medicina, isso não é diferente: é fundamental investir em publicidade médica para conquistar mais pacientes e mostrar sua experiência. Mas existem algumas regras para que isso seja feito da maneira correta.
O marketing para médicos é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Há um documento completo e detalhado sobre as práticas que são ou não permitidas para essa finalidade. Por aqui, a gente vai mostrar apenas as principais, mas vale a pena conferir o conteúdo todo, combinado?
Então, vamos lá! A seguir, a gente fala um pouco mais sobre o que um médico NÃO pode fazer para divulgar seu trabalho e por quê.
Sim, essa lista pode soar um pouco óbvia. Porém, acredite: alguns profissionais utilizam a publicidade médica para fazer um monte de coisas erradas. Não se junte a esse time!
Preze pelo seu profissionalismo e pela qualidade de vida de seus pacientes. Fique de olho no que um médico NÃO pode fazer para divulgar seu trabalho!
Na Medicina, é muito difícil dar certeza de algo irá, definitivamente, funcionar. Cada caso é um caso, cada paciente responde de um jeito diferente ao mesmo incentivo, procedimento, medicamento, tratamento e assim por diante.
Se mostrar confiante na proposta é uma coisa, e demonstrar apoio é algo diferente de insinuação. Esta última, por sua vez, também caracteriza uma promessa, que pode se constituir como falsa.
Portanto, nada de prometer aos pacientes e seus parentes a certeza de algum tipo de intervenção. Além de causar frustrações, isso atrapalha a recuperação, mexe com o psicológico das pessoas e mancha a sua reputação.
Seja sempre sincero, honesto e passe explicações pontuais e fáceis de entender para o paciente. Assim, você minimiza dúvidas, traz mais segurança e, principalmente, tem a cooperação do indivíduo para que o tratamento se desenrole da melhor maneira possível.
Jamais propague informações científicas que não tenham como base estudos clínicos. Boa parte dos pacientes não sabe diferenciar a origem da informação repassada de imediato, então, é essencial ter transparência e honestidade em cada conversa.
Com um simples clique na internet, o médico pode ser facilmente desmascarado. E ele não pode conduzir qualquer tratamento utilizando esse tipo de embasamento.
No entanto, essa orientação não é válida somente para atendimentos e consultas. Ela vale também para eventos, palestras e outros tipos de interação que o profissional tiver dentro da comunidade médica.
No marketing para médicos, é permitido divulgar títulos acadêmicos em cartões, materiais de papelaria e qualquer tipo de item promocional. A especialidade divulgada, contudo, deve estar devidamente registrada no CRM, e demais títulos devem ter a ver com a área de atuação do profissional.
Sendo assim, todas as informações catalogadas para clínicas e hospitais precisam se limitar a esses dados. O ideal e mais seguro é que apenas o nome e o CRM do médico circulem por essas vias.
O CFM ainda veta o anúncio de pós-graduações realizadas para capacitação pedagógica, mesmo que elas tenham origem em instituições oficiais e credenciadas. Só há liberação quando o curso está relacionado à especialidade e área de atuação englobadas no Conselho.
É indispensável, ainda, ter cuidado na divulgação dessa titulação quando o profissional dá entrevistas ou aparece de alguma forma na mídia. Nessas ocasiões, ele também não pode divulgar os procedimentos e tratamentos que realiza, mesmo que sejam aprovados pela associação científica.
Não é permitido oferecer qualquer tipo de serviço via consórcio. A procura do paciente pela consulta deve sempre ser espontânea, de acordo com sua necessidade ou interesse no momento.
Nesse contexto, a consulta médica não pode ser tida como um produto. É fundamental priorizar as particularidades de cada caso e conduzir as orientações com total seriedade.
Para completar, o médico não pode ofertar ou sortear atendimentos. É por esse motivo, também, que nenhum profissional, seja de que especialidade for, deve divulgar preços de procedimentos e formas de pagamento.
O compromisso com a informação é outra obrigação da população médica. Dessa maneira, todos os assuntos médicos devem ser abordados de maneira objetiva e esclarecedora, deixando qualquer tipo de sensacionalismo para trás.
Inclusive, postar fotos de antes e depois de pacientes é considerado um tipo de sensacionalismo, sabia? Não importa se o paciente deu autorização para a divulgação da imagem. Essa ação é um jeito de promover condições que nem sempre serão iguais para todos os pacientes.
Além disso, expressões como “o melhor”, “o mais eficiente” e “resultados garantidos” também são consideradas sensacionalistas. E, dessa maneira, são expressamente proibidas de constar em qualquer material midiático do médico.
O CFM sustenta a proibição para preservar médicos de possíveis processos. Isso porque a informação sensacionalista pode motivar terceiros a pedir indenizações por danos decorrentes de abusos.
Pronto! Agora você entende melhor o que não fazer dentro do marketing para médicos. E pode, enfim, iniciar a sua carreira pautada na ética e na excelência. Esse é, sem dúvida alguma, o melhor caminho para o sucesso!
E dá para se preparar ainda mais para a vida prática da Medicina. Por aqui, a gente já contou quais são as ilusões de um médico recém-formado, quais as melhores oportunidades de trabalho para quem acabou de sair da faculdade e os melhores aplicativos para o profissional se manter atualizado.
Ou seja, não quer dizer que você não possa divulgar o que faz ou não deve continuar a se aperfeiçoar. Pelo contrário, o mais indicado é fazer isso sempre, mas dentro das determinações da CFM, e usando o máximo de seu bom senso e experiência médica.
E depois dessas dicas de publicidade médica, que tal continuar a focar nos estudos para a residência? Bora para a Academia Medway acessar materiais exclusivos que vão te guiar ao longo dessa jornada.
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway