Você está por dentro das principais mudanças na residência médica 2024? Se não, é indispensável se atualizar sobre o assunto agora, porque as novidades podem afetar até mesmo seu desempenho nas provas.
É normal que atualizações ocorram eventualmente nas propostas das instituições, que visam sempre um processo rígido e transparente para selecionar os candidatos. No entanto, nem todo mundo fica sabendo de tudo imediatamente, então estamos aqui para ajudar.
A seguir, listamos cada detalhe a respeito de instituições de São Paulo superconcorridas que todo mundo quer prestar. Bora conferir?
Editais, caneta e papel na mão, porque esse é o momento para registrar informações importantes. Até agora, isso é tudo o que sabemos sobre as mudanças nos processos seletivos de residência médica de 2024!
O SUS-SP divulgou o edital para o processo seletivo de residência médica 2024 em 3 de novembro de 2023, trazendo diversas mudanças. Entre as novidades, está o aumento da taxa de inscrição, que subiu de R$ 105,00 para R$ 120,00.
Outra alteração significativa foi a redução no número de vagas oferecidas. No processo seletivo anterior, foram disponibilizadas 1.377 vagas, enquanto neste ano o número caiu para 1.325. Além disso, houve uma diminuição no número de hospitais participantes, passando de 59 para 54 instituições. Por outro lado, as vagas de acesso direto tiveram um acréscimo, subindo de 1.027 para 1.072.
O edital do processo seletivo de residência médica da Santa Casa de São Paulo ofereceu 191 vagas de acesso direto para 2024. Uma das principais alterações neste processo seletivo está relacionada às etapas. Até a seleção de 2023, o concurso incluía três fases: prova objetiva, prova prática e entrevista com análise curricular.
Para o programa de 2024, o processo foi reduzido para duas fases: uma prova objetiva, com valor de 90 pontos, e a análise curricular, que contou com 10 pontos. A prova prática foi, portanto, retirada do certame.
Outra mudança relevante foi a troca da banca organizadora. No ano passado, a Quadrix foi a responsável pela prova, enquanto neste ano, o Instituto Mais assumiu essa função.
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) publicou o edital com 228 vagas, das quais 147 são de acesso direto. Para 2024, o Iamspe fez algumas mudanças em relação ao edital de 2023. As alterações incluem a troca da banca organizadora, que passou de Quadrix para Idecan, e a redução no número de fases e no tempo de prova.
O processo seletivo de 2024 contou com apenas uma fase, composta por uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas. Os candidatos tiveram 3 horas para concluir a prova, 30 minutos a menos do que o tempo concedido na prova objetiva de 2023.
Além disso, na seleção para 2023, o processo seletivo incluía três fases: uma prova objetiva na primeira fase, uma prova prática na segunda fase e uma análise curricular na terceira fase. Para 2024, ficou tudo bem compacto, não é mesmo?
O processo seletivo de residência médica da Unesp passou por mudanças na estrutura da prova para 2024. Anteriormente, o concurso era composto por três etapas: prova objetiva, prova prática e análise curricular.
Na seleção para 2024, a banca reduziu o número de fases, mantendo apenas a prova teórica e a análise curricular. Essa modificação também impactou os critérios de pontuação, que foram ajustados conforme as novas etapas do processo.
Agora, a prova objetiva tem peso 90% e a análise curricular, peso 10%. Nos processos seletivos anteriores, a prova objetiva tinha peso 50%, a prática, 40%, e arguição de currículo, 10%.
A Unicamp soltou o edital para o processo seletivo de residência médica 2024, oferecendo 294 vagas. Dessas, 193 são de acesso direto, distribuídas entre 25 especialidades.
Neste ano, o processo seletivo da FCM da Unicamp será composto por duas provas, ambas dissertativas, realizadas no mesmo dia, uma no período da manhã e outra à tarde. A principal novidade para 2024 é que a prova teórica não será mais de múltipla escolha.
A banca exige que as respostas das 60 questões sejam curtas. As duas provas têm peso 45 e são avaliadas em uma escala de 0 a 10 pontos. Os candidatos com melhor desempenho na 1ª fase, que acertarem pelo menos 50% das questões, serão convocados para a 2ª fase.
Em 2023, o processo seletivo incluía uma prova de múltipla escolha com 80 questões, além de uma prova dissertativa com 60 questões. A segunda fase permanece inalterada, sendo uma análise curricular com peso 10.
O processo seletivo mais esperado, o de residência médica da USP-SP 2024, foi realizado em duas etapas. A primeira etapa, uma prova objetiva com 100% de questões de múltipla escolha, e a segunda, uma análise curricular.
Os candidatos tiveram de responder a 120 questões, cada uma com quatro alternativas. Conforme o edital, todas as questões tiveram o mesmo valor, e a nota da prova foi ajustada em uma escala de 0 a 100. O peso da prova na nota final foi de 9. Aqueles que não alcançaram 50% de acertos na primeira fase foram eliminados do processo.
Na edição anterior (2022/2023), a prova objetiva era composta por 100 questões de múltipla escolha, com alternativas A, B, C e D. Havia também a prova dissertativa de Casos Clínicos, contendo 20 questões, divididas igualmente entre as cinco grandes áreas médicas. Nessa época, o tempo máximo para a realização das duas provas (múltipla escolha e casos clínicos) era de 5 horas.
Por enquanto, a única atualização conhecida sobre as mudanças nos processos seletivos de residência médica para 2025 diz respeito ao Enare, que já teve o edital publicado. A principal alteração anunciada é a mudança na banca organizadora. Na edição de 2024/2025, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a responsável pela condução do processo seletivo.
É isso aí! Você já sabe quais foram as mudanças nos processos seletivos de residência médica 2024, e agora pode se preparar com muito mais foco para enfrentar a prova de maneira segura e tranquila.E em relação a isso, a gente ainda pode dar uma ajudinha extra. Faça o teste grátis do Intensivo R1 por 7 dias e veja como estudar com a gente faz a diferença na sua preparação!
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor