Você, que está prestes a entrar neste mundo, deve estar se perguntando quais são as principais atividades da residência médica. Por isso, hoje eu vou te contar, com base nos dados da Demografia Médica de 2023, o que os residentes fazem durante esse período tão importante.
Os médicos residentes, na maior parte do tempo, atendem pacientes em hospitais, clínicas ou outras instalações de saúde. No dia a dia, eles podem, principalmente:
Além disso, durante a residência, é possível fazer parte de procedimentos médicos, como partos, cirurgias e outros processos invasivos. Normalmente, quando se envolvem nessas atividades, os residentes são supervisionados por um profissional mais experiente.
Segundo a Demografia Médica do ano de 2023, os participantes do programa de residência médica passam cerca de 39h semanais em atendimento direto a pacientes. É bastante coisa, né?
Antes de continuarmos, tenho uma pergunta para fazer: você está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte de que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação.
Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!
Agora, voltando ao assunto, cerca de 15h semanais dos médicos residentes são destinadas aos plantões. Estes últimos podem variar de acordo com a especialidade escolhida e hospital de atuação.
Durante os plantões, o comum é atender pacientes em emergências, fazer a avaliação e o tratamento dos que estão hospitalizados, supervisionar os internos, etc. Os residentes também podem ser acionados em casos complexos e imprevisíveis, que exigem uma rápida tomada de decisão.
Tarefas administrativas também costumam aparecer no plantão. Algumas delas são:
Os participantes do programa de residência médica podem solicitar exames aos pacientes e interpretá-los. Todos os médicos residentes devem ser treinados para dominar os exames de sangue, urina e imagem. No entanto, em se tratando de exames radiológicos mais complexos, pode ser necessária a vistoria de um médico especialista.
Vale lembrar que os médicos precisam estar cientes das indicações de cada exame, além de conhecer os seus riscos e limitações para comunicar, de forma clara e eficaz, os resultados ao paciente. Cerca de duas horas e meia dos residentes estão ocupadas pela realização de exames.
As atividades teórico-didáticas dos residentes podem incluir aulas, seminários, discussões de casos clínicos e treinamentos em habilidades médicas específicas. Elas dominam cerca de 5 horas e meia do tempo dos residentes.
Elas são projetadas para atuarem de forma complementar à prática, o que ajudará o médico residente a melhorar suas habilidades e aprofundar seus conhecimentos a respeito de Medicina. Com isso, atuar de forma independente será muito mais fácil no futuro.
Gostou de saber mais sobre as principais atividades da residência médica? Com o CRMedway, você tem a ajuda de especialistas para mandar bem na segunda fase do processo seletivo. Faça sua inscrição e saia na frente, rumo à aprovação!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway