Todos os médicos desejam passar em um programa de residência médica. Mas isso requer disciplina. Você precisa ter constância e autorrespeito, como explica Larissa Ribeiro. Algumas dicas vão ajudar você a se preparar para a prova teórica e para a prova prática. Confira os segredos para passar em uma residência concorrida!
Um dos passos principais é definir um objetivo. Decida em que área pretende se especializar, com qual delas você apresenta mais afinidade.
Outro ponto importante é escolher uma instituição. Há muitas possibilidades no Brasil e em São Paulo. Em São Paulo, destacam-se instituições como USP, Unifesp, Unicamp, Iamspe, SUS.
Todas elas são muito concorridas, ou seja, é preciso se preparar muito para passar nas provas. Além da prova teórica, a instituição pode aplicar prova prática e/ou análise curricular.
Para passar em uma residência concorrida, é necessário compreender os diferentes métodos de estudo e identificar quais deles se adaptam melhor ao seu perfil.
Fazendo um cursinho, intensivo ou extensivo, você pode acessar diferentes recursos, como videoaulas, áudios, simulados, aulas presenciais, revisões direcionadas e assim por diante. Conforme a instituição escolhida, é possível optar por um curso que foque nos tipos de provas elaborados por ela. Pode ser um diferencial.
Um método que costuma valer para todos os candidatos é a resolução de questões de provas de anos anteriores da mesma instituição. Isso familiariza o candidato com o modelo de avaliação da banca e com os temas mais abordados no processo seletivo.
Hoje, muitas pessoas preferem material digital, mas nada impede que o estudante use livros impressos ou imprima o material digital.
Ler e fazer resumos é uma técnica que funciona para alguns. Há os mapas mentais, que facilitam a assimilação do conteúdo por meio de um método prático, que relaciona palavras-chave que remetem aos assuntos estudados.
Enfim, você deve avaliar os métodos e combinar aqueles que mais funcionam no seu caso. Durante o decorrer do curso de Medicina, já é possível identificar as melhores maneiras de estudar, aquelas que são eficazes para você.
Outro ponto a considerar a fim de passar em uma residência concorrida é o cuidado com a saúde física e mental. Descuidar da saúde pode gerar consequências graves, inclusive não conseguir um bom desempenho no dia da prova.
Todos nós temos limitações, e é fundamental conhecer quais são elas e respeitá-las. Sempre é possível arriscar um pouco mais, desde que o candidato já tenha consciência de que está pronto para isso.
Recomenda-se, portanto, dividir a rotina de estudos com atividades físicas, como caminhadas, exercícios aeróbicos e musculação. Embora seja cansativo, essas atividades farão bem ao corpo e à mente.
Reserve um tempo para o descanso e o lazer. Encontre tempo para fazer aquilo que gosta: ir ao cinema, passear, bater papo com amigos.
Dê atenção especial ao sono: ele é fundamental para a saúde física e mental. Noites mal dormidas podem causar irritação, estafa, desmotivação e comprometer seu desempenho intelectual.
Fique atento para não cair em depressão por causa do estresse. Isso só vai atrapalhar seus planos. Por isso, além de atividades físicas, vale a pena fazer terapia durante o período de preparação. Muitos candidatos fazem terapia e obtêm bons resultados com essa prática.
Geralmente, nos meses de setembro e outubro, os candidatos podem cansar e desenvolver a Síndrome de Burnout, problema de saúde que já se tornou comum entre diferentes classes de profissionais, principalmente entre os profissionais de saúde.
Logo, você deve manter constância em todas as dicas anteriores:
Para encerrar, vamos falar sobre a experiência valiosa de Larissa Ribeiro, estudante da Academia Medway, que passou nas provas da Santa Casa (SP) e agora é residente de Otorrinolaringologia.
Ela começou a estudar para passar em residência médica no quinto ano de Medicina, fazendo a mentoria da Medway. Ela aproveitou a mentoria para identificar o melhor método de estudo, de forma a chegar ao sexto ano alinhada.
Diferente do que faz a maioria dos estudantes da Medway, Larissa começou com a mentoria para depois estudar o conteúdo teórico. Para ela, essa decisão favoreceu um melhor aprendizado durante o extensivo. Hoje, a mentoria é integrada com os Cursos Medway, então não é necessário comprar separadamente.
No sexto ano, Larissa Ribeiro fez o extensivo da Medway. Nesse período, ela sentiu dificuldades em conciliar os estudos com os estágios. Apesar de não conseguir passar no sexto ano, ela não desistiu.
Começou a atuar como médica no mercado de trabalho e, um ano depois, conseguiu passar no programa de RM de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo.
De acordo com Larissa, o que mais atrapalhou seu desempenho durante o sexto ano (quando cursava o extensivo da Medway) foi o lado emocional.
Nesse período, ela procurou entender qual o método que melhor funcionava. Larissa percebeu que, considerando essa descoberta (o método mais eficaz), o estudo se torna mais fácil. Para ela, o método mais adequado foi resolver questões. Na metade do sexto ano de Medicina, ela fez essa descoberta importante.
Uma falha que ela cometeu foi abandonar a terapia e deixar de fazer atividades físicas. A própria Larissa admite que, provavelmente, desenvolveu Burnout. Não conseguiu bons rendimentos nos estudos.
Para contornar essa situação, ela voltou à terapia e à prática de exercícios físicos, bem como melhorou a alimentação. Dessa forma, ela conseguiu melhorar aspectos emocionais e, assim, melhorar a performance nos estudos.
Enfim, o que ajudou bastante a candidata foi a equação: terapia + atividades físicas + dieta saudável + descanso + curso extensivo = otimização do desempenho.
Consequentemente, ela começou a obter bons resultados nos simulados e nas provas. Ela tirou um dia da semana para se dedicar exclusivamente a provas e correção de provas, sem trabalhar.
Uma dica especial de Larissa Ribeiro é: melhor fazer 20 questões com foco do que fazer 100 questões sem os devidos cuidados. É preciso “aprender a respeitar o seu momento”.
Finalmente, reiteramos a importância de manter constância sempre durante seus estudos para passar em uma residência médica concorrida. Naturalmente, quanto mais alta a concorrência, maior deverá ser a preparação.
Você pode fazer como Larissa Ribeiro. Venha nos conhecer melhor. Aproveite para navegar pelos cursos da Medway! Você vai conhecer o Extensivo Medway, o curso para quem tem o sonho de ser residente nas melhores instituições de São Paulo! Venha conhecer clicando AQUI.
Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway
Você também pode gostar