Está pensando em ser residente da FEPECS? Então, se liga porque já saiu o edital para residência médica 2023 da SES-DF. Confira todas as informações sobre o processo seletivo no nosso artigo!
Se você mora ou pretende morar no Distrito Federal, a residência da FEPECS pode ser uma ótima alternativa para ingressar na carreira médica. Afinal, os programas oferecidos envolvem diversas especialidades e hospitais de referência da região Centro-Oeste do país.
FEPECS é a sigla para a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, órgão público vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e mantenedor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Saiba mais sobre a residência médica oferecida pela instituição.
Os programas da residência da FEPECS são administrados pela ESCS, instituição pública de ensino criada para promover projetos educacionais e pesquisas científicas na área da saúde, tal como cursos de graduação e pós-graduação, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio da ESCS, a FEPECS organiza um processo seletivo unificado, que oferece centenas de vagas nos programas de residência médica de mais de dez hospitais públicos do Distrito Federal, ligados à Secretaria de Saúde do estado.
A residência da FEPECS tem carga horária anual de 2.880 horas, divididas entre prática e estudos teóricos. A duração de cada programa varia de 2 a 5 anos, dependendo da especialidade escolhida pelo candidato. Entre os benefícios oferecidos, estão bolsa de estudos e auxílio-moradia.
A residência da FEPECS oferece vagas em programas de diversas instituições ligadas à SES-DF. Entre elas, há hospitais de referência, que possibilitam a realização de procedimentos de alta complexidade. Conheça as opções de unidades de saúde onde você pode se especializar;
A residência da FEPECS disponibiliza vagas em dezenas de especialidades de acesso direto ou com pré-requisitos, nas diversas unidades de saúde vinculadas à SES-DF. Para facilitar a sua escolha de carreira médica, relacionamos todas as opções aqui.
As especialidades de acesso direto não exigem pré-requisitos dos candidatos, que podem ingressar nos programas logo após concluírem a graduação de Medicina. Há diversas áreas com esse critério disponíveis na residência da FEPECS, como você pode conferir abaixo.
A residência da FEPECS oferece vagas em diversas especialidades com pré-requisitos, que exigem uma especialização prévia para o ingresso. Entre as alternativas, há áreas de alta complexidade, possibilitadas pela estrutura das unidades de referência ligadas à SES-DF.
O edital da FEPECS é publicado no último trimestre do ano, com número de vagas definido a cada edição. O processo seletivo para 2021 contou com 446 vagas, enquanto o de 2022 disponibilizou 520 colocações para residência médica nas diversas instituições envolvidas.
A seleção é unificada, o que significa que o candidato realiza apenas uma prova para concorrer a vagas em várias unidades de saúde ligadas à SES-DF. No entanto, é preciso escolher até dois locais de ensino e assinalar a ordem de preferência.
A prova objetiva, de caráter eliminatório, vale até 120 pontos, sendo que cada questão respondida de forma correta vale 1 ponto, e cada resposta errada elimina 0,5 ponto dos obtidos pelo candidato. Por isso, não deixe de focar nos estudos para essa etapa tão importante!
Embora a análise de currículo valha apenas 12 pontos, há 11 critérios diferentes de avaliação para a documentação apresentada. Os valores variam de acordo com o critério. Enquanto cada participação no congresso vale 0,1 ponto, há 0,5 ponto por premiação em área médica.
O processo seletivo para a residência da FEPECS é bem puxado. Por isso, não deixe para estudar na última hora! Com os nossos cursos preparatórios, você tem acesso a aulas e materiais para organizar seus estudos e se destacar nas principais instituições de saúde.
Conte com os nossos conteúdos gratuitos da Academia Medway, em que você encontra minicursos e e-books com várias questões importantes abordadas nas seleções de residência médica. Confira e aproveite!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway