Residência Médica Minas Gerais: quais são as instituições com mais vagas?

Conteúdo / Residência Médica / Residência Médica Minas Gerais: quais são as instituições com mais vagas?

Você está por dentro da quantidade de vagas das instituições de residência Minas Gerais? Se não, está na hora de se atualizar! Afinal, o estado conta com excelentes oportunidades para que você invista na sua formação.

Além de processos seletivos que, apesar de superconcorridos, ainda assim valem muito a pena para quem está preparado de verdade. Vale lembrar que boa parte das vagas foram oferecidas por meio de processos unificados, como o PSU-MG e o Enare, que provavelmente estão na lista de muita gente.

Então, vamos nessa? A seguir, você confere em detalhes a quantidade de vagas em 2023/2024 e um pouquinho mais sobre o que a experiência como residente em Minas pode garantir!

Instituições do PSU-MG com mais vagas de residência médica

O Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) atrai milhares de médicos interessados em ingressar nos programas de residência médica Minas Gerais oferecidos pelas instituições participantes. Inclusive, na edição mais recente, foram registradas mais de 20 mil inscrições para 1.309 vagas.

No ciclo 2023/2024, o cenário se manteve competitivo, com mais de 1.200 vagas disponíveis em especialidades de acesso direto e com pré-requisito. E uma das novidades deste ano é a inclusão do Hospital Felício Rocho, cuja seleção, até o ano passado, era conduzida pela Fundação Lucas Machado (FELUMA).

Agora, vamos conferir as instituições participantes! A seguir, mostramos alguns detalhes sobre cada uma delas.

Faculdade de Medicina de Uberlândia: 138 vagas

A Faculdade de Medicina de Uberlândia, vinculada à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é uma das maiores e mais tradicionais instituições de ensino médico no Brasil. Ela oferece 138 vagas em programas de residência médica, e se destaca pela excelência acadêmica e infraestrutura moderna.

Os residentes têm acesso a um hospital universitário bem equipado, que possibilita uma formação prática robusta em diversas especialidades, e ainda contam com diferenciais como a parceria com o Hospital de Clínicas da UFU, que oferece alta complexidade e diversidade de casos, e forte tradição em ensino e pesquisa na área médica.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): 73 vagas

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizada em Uberaba, é outra instituição de destaque em Minas Gerais. Com 73 vagas de residência médica, a UFTM oferece programas nas áreas de Clínica Médica, Anestesiologia, Pediatria, entre outras.

Destaque-se que a UFTM é reconhecida pela alta qualidade no ensino, pesquisa e assistência, proporcionando aos residentes uma formação sólida e abrangente. O Hospital de Clínicas da UFTM é o principal campo de estágio dos residentes, com alta demanda assistencial e variabilidade de casos.

Hospital das Clínicas Samuel Libânio: 59 vagas

Já o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, localizado em Pouso Alegre, é um dos principais hospitais do sul de Minas Gerais e tem 59 vagas de residência médica. Este hospital atua como centro de referência para uma grande região, com um fluxo intenso de pacientes e uma ampla gama de especialidades, e está associado à Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

Hospital Felício Rocho: 56 vagas

Por fim, o Hospital Felício Rocho, que está na capital Belo Horizonte, conta com 56 vagas de residência médica em várias áreas de atuação, como cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, e medicina intensiva. É uma instituição filantrópica de grande porte, referência em diversas especialidades, que se destaca pelo atendimento humanizado e pela constante modernização de sua infraestrutura.

Entre seus diferenciais, está a formação voltada tanto para a clínica quanto para a gestão hospitalar, além de prestar atendimentos de alta complexidade. Por isso, é uma vivência bastante completa.

Instituições do Enare com mais vagas de residência médica

O Enare, ou Exame Nacional de Residência, é um processo seletivo destinado a preencher vagas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional. Ele é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que está ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Criado em 2020, o Enare busca padronizar o processo de seleção para as residências, centralizando o sistema de ingresso. Antes de sua implementação, cada hospital e universidade conduzia suas próprias seleções. Veja a lista com as instituições da residência médica que fazem parte desse processo e sua quantidade de vagas!

Hospital das Clínicas UFMG/EBSERH: 231 vagas

O Hospital das Clínicas da UFMG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), é uma das maiores instituições de saúde e ensino de Minas Gerais. Com 231 vagas de residência médica, oferece programas de alta complexidade e especialização em diversas áreas, como clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia e cardiologia.

O hospital também é referência no atendimento à população e na formação de profissionais da saúde. Além de ser referência em pesquisa científica, algo muito importante para a Medicina brasileira e para os profissionais que desejam se aprofundar nesse aspecto.

Hospital Metropolitano Odilon Behrens: 83 vagas

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens fica em Belo Horizonte e é uma instituição de referência em atendimento de urgência e emergência. Com 83 vagas para residência médica, o hospital oferece programas em áreas como Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia Geral e Pediatria.

É um hospital de alta complexidade, se destaca pelo forte vínculo com a população e o atendimento humanizado. Para completar, tem grande impacto social pelo trabalho que realiza e a quantidade de pessoas que recebe diariamente.

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora: 76 vagas

Ainda no interior de Minas, temos o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), que oferece 76 vagas de residência médica, sendo um dos principais centros de formação no estado. Este hospital universitário é reconhecido pela qualidade na formação de médicos em especialidades como ginecologia e obstetrícia, clínica médica e neurologia.

Vale lembrar que o HU-UFJF é mais uma referência regional em atendimento de média e alta complexidade. Em relação à pesquisa científica, seu foco está principalmente na área de inovação.

Não menos importante, fica mais uma dica para você. Juiz de Fora é uma cidade grande, só que não tanto quanto uma capital, mas que tem uma ótima qualidade de vida e pode ser um excelente começo para quem vai se mudar para Minas Gerais.

Hospital João XXIII: 51 vagas

Para fechar a lista, o Hospital João XXIII, também localizado em Belo Horizonte, é um dos maiores centros de atendimento a traumas e emergências do Brasil. Ele disponibiliza 51 vagas de residência médica, e é especializado no tratamento de pacientes politraumatizados, queimados e em situações de emergência.

A experiência intensa em atendimento de urgência faz do Hospital João XXIII uma escolha bem interessante para quem busca atuar em áreas como Cirurgia do Trauma e Medicina de Emergência. Ainda é válido ressaltar sua infraestrutura de excelência, que tem equipamentos de ponta e equipe altamente qualificada, para contribuir com uma formação especializada em situações de crise.

Santa Casa de Belo Horizonte

E para terminar esse apanhado geral, a Santa Casa de Belo Horizonte não poderia ficar de fora. Ela é uma das instituições de saúde mais tradicionais e relevantes de Minas Gerais, com mais de um século de história no atendimento à população.

É um hospital de referência em diversas especialidades: a Santa Casa tem um grande impacto na formação de novos médicos por meio de seus programas de residência.

Em 2023/2024, a instituição ofertou 99 vagas de acesso direto para residência médica, reafirmando seu compromisso com a qualificação profissional na área da saúde. Essas vagas são distribuídas em diversas especialidades médicas, e o hospital se destaca pela excelência na formação de profissionais, oferecendo uma infraestrutura moderna e de alta complexidade.

O hospital conta com diversas unidades especializadas, como UTIs, centros de Oncologia, Cardiologia e Emergência, além de uma ampla estrutura para atendimentos ambulatoriais e internações. Tudo isso possibilita que os residentes adquiram experiência em situações críticas e de alta complexidade e se preparem para uma carreira sólida e competente.

É interessante mencionar que a Santa Casa de BH tem um papel importante na saúde pública, atendendo uma grande parte da população de Belo Horizonte e região. O hospital recebe um alto volume de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que proporciona aos residentes uma experiência rica em atender diversas condições de saúde e lidar com diferentes realidades sociais. Isso contribui significativamente para a formação de profissionais mais completos e conscientes da relevância do papel social do médico.

Enfim, essa é mais uma opção promissora para considerar na hora de fazer a sua lista de instituições para prestar prova de residência. Aliás, todas as que apareceram por aqui devem ser consideradas, caso seja a sua intenção se estabelecer no estado e mergulhar de cabeça na residência.

Agora você sabe quais são as instituições com mais vagas na residência médica Minas Gerais! 

É isso aí! Agora você já conhece as instituições com mais vagas de residência médica Minas Gerais. O próximo passo é escolher aquelas que mais interessam a você e, é claro, começar a se preparar para conquistar a sua vaga e vencer a concorrência.

Ah, e não se esqueça: se você quer continuar sempre de olho em editais, processos seletivos, datas importantes e informações relevantes sobre mais instituições pelo Brasil, temos a solução! Acesse e favorite o Medway Radar para consultar quando precisar e ficar bem informado sobre tudo o que rola no mundo da residência.

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor