Quem está se preparando pra fazer as provas da residência médica do SUS-SP fica de olho nas melhores instituições que participam do processo, afinal, são cerca de 50 entidades envolvidas. E pra muitos médicos, o lugar escolhido é a Santa Casa de Franca, considerada atualmente o único hospital de referência terciária do SUS na região, atendendo uma população estimada em cerca de 700 mil habitantes. Então, bora lá saber como é a residência médica na Santa Casa de Franca pelo SUS – SP?
A Santa Casa de Misericórdia de Franca foi fundada em 1897 por um grupo de cidadãos beneméritos da cidade de Franca, a nona cidade mais populosa do interior de São Paulo e distante cerca de 401 km da capital paulista. A instituição iniciou suas atividades de assistência à saúde em 1901 e em 1935 passou a ser Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca. Desde então, vem exercendo suas atividades filantrópicas, missão maior da instituição.
A Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca (FSCMF) é hoje em dia, um grupo hospitalar de referência regional no interior do estado de São Paulo, no que diz respeito aos atendimentos de urgência e emergência de média e alta complexidade. A FSCMF conta com três unidades hospitalares: Hospital Geral, Hospital do Câncer, Hospital do Coração e Centro de Reabilitação com atendimento multidisciplinar.
Além dessas unidades de tratamento, a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca é uma Organização Social de Saúde (OSS) que administra os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) das cidades de Franca, Taquaritinga, Casa Branca e Campinas .
O processo seletivo para as vagas de residência médica na Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca é realizado pelo SUS-SP. O ensino é de responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP), que teve sua criação e expansão conforme foi havendo crescimento nas atividades de ensino da saúde no complexo.
Atualmente, a residência médica da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca pelo SUS-SP oferece cerca de 32 vagas em cerca de 9 especialidades e anos adicionais.
O concurso de admissão à residência médica do SUS-SP (Sistema Único de Saúde de São Paulo) é considerado atualmente um dos maiores concursos de residência médica do Brasil tanto na quantidade de vagas oferecidas quanto no número de candidatos inscritos. São aproximadamente 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o estado de São Paulo que disponibilizam vagas todo ano. Só pra você ter uma ideia, no último processo seletivo que deu acessos aos novos residentes em 2020, foram 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto.
A organização do certame fica por conta da Fundação Vunesp que elabora e aplica as provas. Mas pensar apenas na aprovação não é a melhor estratégia para as seletivas do SUS-SP, porque a classificação importa, já que a escolha da instituição só vai acontecer no momento do leilão do SUS. Calma que a já explicar tudo, tá bom?
Todos os detalhes do edital de acesso ao processo de 2021 do SUS-SP está aqui e a gente sugere que você confira o que a gente destacou sobre as informações da prova.
E apesar do grande número de vagas ofertadas, uma coisa precisa ser dita: a disputa é grande e a concorrência também, principalmente para algumas instituições que são consideradas centros de referência. É por isso que você precisa se preparar com foco e qualidade pra sair na frente!
O processo seletivo pra residência do SUS de São Paulo para especialidades com acesso direto é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Pra ficar por dentro de como é, dá uma olhada nos conteúdos que temos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto!
Se você já está pensando em fazer residência médica na Santa Casa de Franca, vem com a gente saber tudo sobre esse processo seletivo e dar o seu primeiro passo em direção à realização do seu grande sonho. E que tal começar pelas vagas que a instituição ofereceu em cada especialidade de acesso direto para os processos seletivos de 2021?
Especialidade | Vagas |
Clínica Médica | 7 |
Pré-requisito em área Cirúrgica Básica | 4 |
Pediatria | 8 |
Ginecologia e Obstetrícia | 4 |
Anestesiologia | 3 |
Ortopedia e Traumatologia | 2 |
Cancerologia Clínica | 2 |
Neonatologia | 2 |
Para iniciar seus estudos com qualidade, dá só uma olhada no Guia Estatístico gratuito com os 5 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP com base em uma análise que fizemos das provas dos últimos seis anos. E pra saber como foi a disputa no último ano, esse artigo aqui que fizemos sobre a concorrência da residência médica no SUS-SP 2021 por especialidade vai te mostrar tudo! Perde tempo não, corre lá!
A escolha do hospital que vai cursar a residência médica está diretamente ligada à classificação do candidato. Funciona assim: tudo depende do seu desempenho, porque os mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares em cada especialidade, lá no topo da lista, podem escolher primeiro em quais das 50 instituições participantes desejam ingressar. É como se fosse um “leilão” e quanto maior a nota final, maiores as opções de locais disponíveis para escolher e essa escolha depende da ordem de classificação em cada especialidade.
Quer mais conteúdos gratuitos sobre as residências médicas? Então é na Academia Medway que você vai encontrar tudo o que você precisa saber!
Bora pra cima!
Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando