Fique por dentro da residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa

Conteúdo / Residência Médica / Fique por dentro da residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa

Se você quer uma vaga na residência em São Paulo, tem que ficar de olho nas melhores instituições. Hoje, a gente vai apresentar um dos mais conceituados hospitais privados da América do Sul e contar tudinho sobre como é a residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa.

Como a cidade de São Paulo é uma das maiores do Brasil, tendo muitas possibilidades de lazer e moradia, a gente também preparou conteúdos com dicas para ajudar a morar na cidade. Com certeza, você vai adorar essa nova fase. Agora, vem com a gente saber tudo sobre o Hospital Beneficência Portuguesa.

História

O Hospital Beneficência Portuguesa nasceu do sonho de um grupo de portugueses em 1859. A história é marcada pela excelência. O local fama e acumula sucesso com o pioneirismo.

Foi um dos primeiros hospitais brasileiros a realizar cirurgia cardíaca de tórax aberto nos anos 50. Tornou-se o primeiro hospital privado no Brasil a ter um Centro de Controle da Dor nos anos 90, mas já ostenta o título de Centro Mundial de Cirurgia de Ponte de Safena desde 75. 

A residência médica no Beneficência Portuguesa é centrada no Hospital São Joaquim. Conta com 6 prédios, sendo que 60% da capacidade é dedicada ao atendimento ao SUS, oferecendo mais de 50 especialidades, além de pronto-socorro adulto e infantil preparado para casos de alta complexidade.

A residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa possui tecnologia de ponta e um corpo médico experiente em todo o complexo hospitalar. Hoje, conta com três hospitais, dois localizados no bairro Bela Vista, conhecidos como Unidade Paulista e BP Mirante, e outro no bairro da Penha. 

Números e estruturas

  • + de 1.000 leitos; 
  • 198 leitos de UTI; 
  • dezenas de salas de cirurgia, 
  • 20 unidades semi-intensivas, setores completos para diagnóstico e ambulatório; 
  • 24 mil cirurgias de alta complexidade realizadas anualmente; 
  • 5 milhões de exames; 
  • + de 4.050 transplantes de coração, fígado, medula, rim e pulmão realizados desde a década de 70;  
  • 5 mil refeições oferecidas por dia;  
  • 7 mil colaboradores;
  • 3 mil médicos; 
  • 1,8 milhão de pacientes atendidos por ano, 
  • + de 50 especialidades médicas oferecidas. 

Residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa

A residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa é uma modalidade de ensino de pós-graduação com treinamento em serviço, ou seja, tem que praticar mesmo em estágios supervisionados. É voltada para os médicos que buscam mais especificidade na carreira. 

A residência no Beneficência Portuguesa só pode funcionar em instituições de saúde como hospitais-escola. Todos os processos seletivos para a residência médica pelo SUS-SP são promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (CNRM/MEC), com responsabilidade do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa (CIFEP).

Atualmente, a residência médica do Hospital Beneficência Portuguesa oferece 54 vagas nos 12 cursos de especialização com acesso direto ou pré-requisito.

Processo seletivo do SUS-SP

Sendo um dos maiores processos seletivos para as residências médicas de todo o país, o SUS conta com cerca de 50 diferentes instituições médicas em SP. Os números são impressionantes: só no último processo seletivo, foram cerca de 1.000 vagas.

Quem organizou o último processo de seleção dos candidatos para a residência médica no Hospital  Beneficência Portuguesa foi o Instituto Quadrix. A prova é uma das maiores do país, tanto em relação ao número de candidatos inscritos quanto à oferta de vagas disponíveis. 

Prova para residência e quadro de vagas 

A prova para residência médica no BP funciona da seguinte forma: para especialidades com acesso direto, é realizada em uma única etapa, com 100 questões objetivas. Para as especialidades com pré-requisito, também é realizada em uma única etapa, mas com 50 questões objetivas.

Se você se interessou pela residência em clínica médica do Beneficência Portuguesa, vem com a gente que vamos mostrar como é a concorrência pelas vagas ofertadas nessa especialidade com base no último edital! 

Leilão de vagas do SUS

Para quem ainda não está por dentro de todo o processo de escolha de vagas nas residências médicas do SUS de São Paulo, além de estudar com afinco, saiba que é preciso brigar pela classificação lá em cima, na ponta da lista! 

A entrada depende só de você e do seu desempenho porque os mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares podem escolher primeiro em quais instituições participantes desejam ingressar. Funciona como uma espécie de “leilão”. Quanto maior a nota final, maiores são as opções de locais disponíveis para escolher. 

A escolha depende da ordem de classificação de cada especialidade. Isso quer dizer que, à medida que os locais são escolhidos pelos candidatos que tiveram as melhores notas, sobram cada vez menos opções e vagas para os demais participantes que não conseguiram uma boa classificação em todo o processo.

Seja o mais novo residente do Hospital Beneficência Portuguesa

Você já viu como funciona a disputa por vagas na residência médica no Hospital Beneficência Portuguesa. A concorrência é grande, mas com o Guia Definitivo do SUS-SP, você sai na frente. Vem para o time dos aprovados!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway