Por mais que muitos estudantes foquem na primeira etapa, composta pela prova teórica, é indispensável preparar-se para a segunda fase. Com a parte prática e a conversa com a banca avaliadora, é comum haver bastante nervosismo, mas existem dicas para a entrevista de residência médica que podem ajudar!
Ao seguir as três dicas indicadas pelos nossos especialistas, você pode melhorar seu desempenho e estar preparado para responder a todas as perguntas de entrevista de residência médica com mais calma. Confira!
Para todas as fases do processo seletivo (prova teórica ou prática), existe uma preparação específica. Com a entrevista médica, não é diferente. Se você não se preparar adequadamente, outro candidato vai se destacar mais. Tome a dianteira com as dicas para a entrevista de residência médica abaixo.
Um ponto importante é conhecer a instituição para a qual você está prestando a prova ou ter contato com um residente da especialidade que você quer fazer. Assim, você obtém informações detalhadas sobre os serviços, os pontos positivos e negativos.
Conhecer as características de cada residência não é bobeira: os chefes gostam e querem saber que você prestou prova para a instituição deles, porque se identificou com o serviço, não somente porque foi a única em que você passou para a próxima fase. Na verdade, esse ponto deveria ser levantado antes da decisão de prestar prova naquela instituição.
Há uma série de perguntas comuns em quase todas as entrevistas de residência médica. A sugestão é que você prepare respostas para elas, evitando que o nervosismo atrapalhe na hora, mas isso não significa que você deve decorar suas falas, pois pode soar de maneira artificial.
Tenha em mente o motivo de ter escolhido a especialidade e a instituição, já que essa é uma das perguntas que a banca fará. Outro questionamento que pode gerar inquietação e insegurança é sobre as qualidades e os defeitos pessoais. Para isso, as dicas para a entrevista de residência médica também podem ajudar.
Por garantia, pense em três de cada e imagine que a banca quer somente o conhecer um pouco mais. Para as qualidades, foque nas habilidades que o fazem sentir mais seguro. Para os defeitos, parta do princípio que todos têm pontos a melhorar e seja sincero em relação aos seus.
Evite dizer coisas que possam o prejudicar ou desclassificar, como não ser pontual e odiar hierarquia. Usar o bom-senso é fundamental no momento de expressar seus defeitos na entrevista.
A verdade é que o ser humano julga o livro pela capa por natureza. Portanto, tenha uma postura adequada para a atenção da banca avaliadora ser positiva diante de você. Para não ter dúvidas de como agir, siga as dicas para a entrevista de residência médica a seguir.
Não adianta ir de calça jeans e camiseta na entrevista para residência médica querendo ser levado a sério. Provavelmente, você também não levará o seu entrevistador a sério se ele estiver de bermuda e chinelo. Como essa ocasião demanda um traje social, vista-se de acordo.
Mesmo que você já vá com todas as suas falas decoradas, tente ser você mesmo falando, não um robô! Além disso, a calma, a simpatia e o bom humor são elementos que podem encantar a banca e trazê-la para o seu lado. Como diz citação: “sorria, e o mundo sorrirá com você. Chore, e você chorará sozinho”.
Evite fazer previsões sobre as possíveis situações em que você pode ser colocado nos minutos antes da entrevista para residência. Explore esse momento conversando com outros colegas que também querem manter a calma e aproveite para fazer networking com seus futuros amigos de profissão, dialogando sobre outros assuntos.
Como o currículo também é importante e, teoricamente, vale mais da metade da nota da entrevista, é indispensável apresentar um documento bem elaborado. Você pode melhorar a qualidade dele com as dicas a seguir.
Além de estar preparado para a apresentação, mostre que você também se empenhou para montar o melhor currículo para a banca. Não se esqueça da encadernação (preferencialmente em capa dura), do índice na primeira página e da organização das informações.
Não caia no mito de “quanto maior o currículo, melhor”. Use a seguinte estratégia: prepare um resumo, assim como é feito na plataforma Lattes, e grife os pontos mais importantes, aqueles que você quer abordar durante a entrevista.
Geralmente, a banca pergunta sobre pontos específicos do seu currículo durante a entrevista da residência médica. Para lidar com isso da melhor maneira, fique atento a três pontos importantes:
Você pode pensar que é trabalhoso demais colocar todas essas dicas para a entrevista de residência médica em prática, sendo que a fase vale apenas 10% da nota. No entanto, cada ponto faz toda a diferença na classificação final, que pode ser satisfatória se você seguir as recomendações e estudar com a gente!
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor