A residência da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma das mais concorridas do estado, atraindo candidatos de todo o país. Quem sonha em trabalhar nessa instituição renomada sabe o quanto é importante se preparar para o processo seletivo, incluindo a prova prática de residência da SCMSP.
Pensando nisso, trouxemos as principais informações e dicas sobre a prova prática de residência da SCMSP. Continue com a gente e veja tudo o que você precisa para se destacar na avaliação!
A prova de residência da SCMSP (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) é feita em duas etapas. Na primeira, são realizadas provas objetivas, com caráter eliminatório. A segunda é dividida entre prova prática e análise curricular.
Já está preocupado com as provas práticas de residência? Esse é o momento ideal para começar a pensar nisso — deixar para a última hora pode comprometer sua aprovação.
Essa fase dos testes tem peso 5 e traz 100 questões objetivas, que devem ser respondidas em até 4 horas pelos candidatos aos programas de acesso direto. No caso daqueles que desejam participar dos programas de especialidades com pré-requisitos, a prova tem duração de 3 horas e conta com 50 questões.
A segunda fase da prova de residência da SCMSP é formada pela prova prática, realizada por meio de estações simuladas. Geralmente, os testes são feitos no mesmo local das provas objetivas e correspondem a 40% da nota final.
A prova prática de residência da SCMSP é realizada em dois turnos (manhã e tarde), sendo composta por cinco estações simuladas, que correspondem às grandes áreas da Medicina:
A lista de convocados para a prova prática de residência médica é divulgada com alguns dias de antecedência, no site do Quadrix. Também são disponibilizados datas, horários e locais dos testes.
Na prova prática, os candidatos devem passar pelas cinco estações, com tempo de permanência de oito minutos em cada. Os grupos são divididos em ordem alfabética e devem executar as tarefas solicitadas nesse período.
Nessa etapa da prova prática de residência, são analisados o raciocínio clínico e as habilidades dos alunos. O foco da avaliação pode variar de acordo com a estação. Em alguns casos, são exigidos maiores cuidados na anamnese, enquanto em outros, maior capacidade na tomada de decisão.
Na hora de se preparar para a prova prática de residência da SCMSP, é interessante conhecer melhor o que acontece em cada estação. Uma boa forma de fazer isso é se basear nas questões cobradas nas últimas provas.
Dessa forma, é possível elaborar um checklist da prova prática de residência médica para estudar. Mesmo que as provas passem por revisões com o passar do tempo, essa maneira continua sendo eficiente para diminuir a ansiedade e entender o que será cobrado durante a avaliação.
Na estação de Ginecologia e Obstetrícia, é comum surgirem condutas relacionadas ao parto e ao recém-nascido. Contudo, também podem ser cobrados temas que dizem respeito à saúde da gestante e à anticoncepção.
Na estação de Cirurgia Geral, é possível que suturas e procedimentos de Medicina de Emergência sejam requeridos. Traumas pélvicos, torácicos e abdominais também são comuns. Em alguns casos, ferimentos por armas brancas podem aparecer na tarefa.
Nessa estação, é interessante atentar-se à anamnese, já que alguns quadros podem ser assintomáticos. Também pode ser cobrada a prescrição de vacinas ou outras profilaxias, além de medicamentos e exercícios.
Na estação de Clínica Médica, as questões de residência médica abrangem casos clínicos, normalmente com o uso de atores. Temas como AVC, ACLS e IAM são comuns, mas também podem surgir diabetes e distúrbios da tireoide.
Na estação de Pediatria, é comum o uso de atores e bonecos. Apesar de temas como vacinação e aleitamento serem muito cobrados, podem surgir situações relacionadas a abuso e agressão. Além disso, reanimação neonatal, asma e fibrose cística podem aparecer.
O resultado da prova de residência é obtido pela média final, que soma as notas das provas objetivas, práticas e entrevistas. A classificação utiliza uma escala de 0 a 10, e pode ser calculada utilizando a fórmula: [(nota objetiva x 5) + (nota prática x 4) + (nota entrevista x 1)] / 10.
Em caso de empate, a decisão é feita com base na maior nota obtida na primeira fase da prova de residência. Além disso, é considerada a idade do candidato, com preferência para o mais velho.
Agora que você já sabe o que é cobrado na prova prática de residência da SCMSP, é só começar a preparação. Conte com a nossa ajuda na hora de estudar para as principais provas práticas de São Paulo e de todo o Brasil.
Conheça o CRMedway, nosso treinamento focado na segunda fase do processo seletivo e fique à frente da concorrência. O curso oferece mais de 300 checklists, 40 estações, simulados de multimídia ao vivo e muito mais. Acesse e saiba mais!
24 anos, catarinense, formado pela Universidade do Planalto Catarinense em 2017. Foi 2º Tenente no 1º Batalhão Ferroviário/Exército Brasileiro em 2018. Residência em Neurologia no Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui interesse na área de estudo de preparação para concursos públicos, inclusive Residência Médica.