O momento da especialização é decisivo para a trajetória profissional do médico. Pensando na importância da carreira, o programa de residência da UnB é um dos mais qualificados do país e, consequentemente, um dos mais concorridos.
Pensando na sua aprovação para o programa de residência em Medicina da Universidade de Brasília, ao longo deste artigo, explicamos todas as etapas do processo seletivo com base no último concurso realizado.
Para alcançar a aprovação, é preciso disciplina, estudo e domínio de todo o planejamento ao qual está concorrendo. Isso facilita na hora de fazer um cronograma assertivo, principalmente, quando os conteúdos são dinâmicos, pois facilitam a fixação do aprendizado.
Para iniciar na residência da UnB, o acadêmico precisa participar e ser aprovado em todas as etapas do concurso. Também é importante acompanhar as fases do processo, cumprir com os prazos, organizar e apresentar os documentos exigidos pela instituição para a matrícula ser computada.
O último concurso para residência da UnB foi realizado através do ENARE, que é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Instituto AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos.
E se você está se perguntando como iniciar seus estudos para garantir uma vaga de R1, se liga nessa dica! O Intensivo Enare é a resposta!
O curso é totalmente direcionado para a maior prova de residência médica do Brasil e te oferece recursos imperdíveis, como aulas totalmente focadas no Enare, simulados autorais seguindo o padrão da prova, guia estatístico com os assuntos que mais caem e muito mais!
E pra melhorar, você pode testar gratuitamente o Intensivo Enare e tudo o que ele oferece durante 7 dias! Você não vai perder essa oportunidade né? Não perca tempo e se inscreva já clicando aqui!
Agora, confira todas as fases do edital a seguir.
Para cursar residência médica, é fundamental estar antenado e não deixar nada para última hora. Assim sendo, tendo como base o último edital, acompanhe os prazos concedidos em cada etapa.
Os candidatos do programa de residência da UnB realizaram a primeira fase composta por uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. Essa etapa compôs 90% da nota final, em que cada questão comum valeu um ponto, e as questões específicas valeram dois pontos cada.
O futuro médico residente realizou uma prova contendo 60 questões divididas da seguinte forma: 20 questões de conhecimento geral e 40 questões de conhecimentos específicos.
A prova da HUB/UnB teve duração de 4 horas. Foi considerado aprovado para seguir no concurso quem obteve no mínimo 50 pontos, sem zerar nenhuma disciplina.
Ok, mas antes de continuar a leitura, a gente tem um breve alerta para dar. É o seguinte: se você está com tudo na preparação para ingressar no R1 e vai se inscrever em instituições de todo o Brasil, fique sabendo que podemos te ajudar.
Com o Intensivo Enare, a sua preparação fica cada vez mais direcionada e você turbina os seus estudos. Afinal, são aulas ao vivo, resoluções de questões específicas, simulados na íntegra e uma série de guias estatísticos que vão te fazer brilhar nas provas de residência.
E a melhor parte é esta: você pode usufruir de tudo que os nosso Intensivo Enare oferece por 7 dias gratuitos. É isso mesmo: uma semana totalmente gratuita para aprimorar os seus conhecimentos e aumentar as suas chances.
Não vai ficar de fora, certo? Então, acesse agora mesmo a página do Intensivo e não perca nenhum desses benefícios!
O candidato que prosseguiu no concurso para residência na UnB passou por uma avaliação do currículo de caráter classificatório e eliminatório, compondo 10% da nota final.
Além disso, o candidato também teve que enviar os documentos comprobatórios para análise, em que cada componente curricular apresentou uma pontuação máxima. A soma de todos os componentes alcançava pontuação 100.
Ao total, foram 14 componentes que agregavam valor. Entre eles, continha: estágio não obrigatório, monitoria, participação em programa ou projeto de extensão, artigo publicado em revista científica e trabalho apresentado em evento científico.
No último concurso para a residência da UnB, foram disponibilizadas 96 vagas distribuídas em especialidades de acesso direto, pré-requisito, anos adicionais e áreas de atuação.
Acesso direto
Pré-requisito
Anos adicionais
Áreas de Atuação
Você pode começar a direcionar os seus estudos para o Enare 2023 conferindo o nosso Guia Estatístico do Enare. Ele apresenta os assuntos que mais aparecem no exame e faz com que você saiba o que vai encontrar na hora da prova. Que tal? Não perca tempo e baixe-o gratuitamente para aproveitar todos os benefícios!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway