Saiba tudo o que é preciso para ingressar na residência médica da UFPR

Conteúdo / Residência Médica / Saiba tudo o que é preciso para ingressar na residência médica da UFPR

O processo seletivo para conseguir uma vaga para residência médica da UFPR é um dos mais aguardados pelos estudantes de Medicina que desejam uma especialização exponencial no sul do país. 

Primeiro, é importante o candidato saber que, para ingressar em residência médica da UFPR em formato de especialização, é preciso realizar uma prova eliminatória por responsabilidade do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná

Tendo como base o último concurso para residência médica na Universidade Federal do Paraná, é possível verificar que 186 vagas foram disponibilizadas e distribuídas em 5 comissões de residências. 

Para especialização em Medicina na UFPR, o candidato pode concorrer a vagas de acesso direto ou com pré-requisitos, incluindo a área de Medicina humana e animal. É possível acompanhar detalhadamente o edital para cada especialização. 

Os locais para residência médica foram: Comissões de Residência Médica do Complexo Hospital de Clínicas (COREME CHC), Complexo Hospital do Trabalhador (COREME CHT), Multiprofissional da UFPR (COREMU-CURITIBA), Setor Palotina (COREMU PALOTINA) e Escola de Saúde Pública do Paraná (COREMU ESPP).

Se você chegou até aqui é porque está de olho em uma vaga na UFPR, certo? Então, se liga nessa dica! Se você está se perguntando como iniciar seus estudos, o Intensivo R1 é a resposta!

O curso é ultradirecionado para as principais provas de residência médica de São Paulo, além do Enare. Nele você encontra com aulas direto ao ponto, um ultrabanco com 70 mil questões comentadas, simulados originais com gabarito inteligente, flashcards inéditos por instituição e acesso ao Medbrain, nossa IA que diagnostica e prescreve o estudo com base no seu desempenho e nas instituições que você pretende prestar.

Aproveita que liberamos o teste grátis de 7 dias e conheça tudo o que o Intensivo R1 oferece!

Período de inscrição e processo seletivo

Tendo como base o último concurso, o período de inscrição foi entre 16 de agosto e 22 de setembro, sendo necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 455,00. Uma média de 2.350 inscritos foi computada para a residência na UFPR.

Fases do concurso

Para ingressar no programa de residência médica da UFPR, o candidato precisa passar por duas fases. A primeira é composta pela realização e pela aprovação na prova objetiva do concurso, enquanto a segunda fase é a análise curricular. Todas as informações estão expressas no edital. 

Prova objetiva 

A prova objetiva de acesso direto para médico residente é composta por 100 questões de múltipla-escolha. Cada questão tem 5 alternativas, possuindo apenas uma opção correta. A prova com pré-requisito tem 50 questões, valendo 2 pontos cada. Nas duas modalidades, a prova tem duração total de 4 horas. 

No último concurso, as duas provas acontecem no mesmo dia, e ambas computam peso 9 na média final. A prova de acesso direto teve questões nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. A prova com pré-requisito abordou Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Segunda fase: análise do currículo

Os candidatos que prosseguem no concurso para residência médica da UFPR passam por uma avaliação curricular. Todos os documentos enviados para a banca são analisados. A seleção é feita com base nas comprovações de ensino, pesquisa, extensão, liderança, proatividade, treinamento em serviço e outros. 

Disponibilização das vagas

No último concurso, 186 vagas foram ofertadas para o programa de residência em diversas áreas específicas. Acompanhe a distribuição, lembrando que as provas de acesso direto e com pré-requisitos possuem distinções esclarecidas no edital. 

Acesso direto: 115 vagas

  1. Anestesiologia: 4 vagas;
  2. Clínica médica: 22 vagas;
  3. Cirurgia geral: 8 vagas;
  4. Dermatologia: 2 vagas;
  5. Ginecologia e obstetrícia: 10 vagas;
  6. Infectologia: 3 vagas;
  7. Medicina de Família e Comunidade: 19 vagas;
  8. Medicina Intensiva: 3 vagas;
  9. Neurocirurgia: 1 vaga;
  10. Neurologia: 5 vagas;
  11. Oftalmologia: 3 vagas;
  12. Ortopedia e Traumatologia: 7 vagas;
  13. Otorrinolaringologia: 3 vagas;
  14. Patologia: 2 vagas;
  15. Pediatria: 12 vagas;
  16. Psiquiatria: 5 vagas;
  17. Radiologia e Diagnóstico por Imagem: 6 vagas.

Pré-requisito: 71 vagas

  1. Alergia e Imunologia Pediátrica: 1 vaga;
  2. Cardiologia: 8 vagas;
  3. Cirurgia de Mão: 2 vagas;
  4. Cirurgia do Aparelho Digestivo: 4 vagas;
  5. Cirurgia Pediátrica: 2 vagas;
  6. Cirurgia Plástica: 2 vagas;
  7. Cirurgia vascular: 1 vaga;
  8. Clínica Médica – R3: 1 vaga;
  9. Coloproctologia: 1 vaga;
  10. Ecocardiografia: 2 vagas;
  11. Endocrinologia e Metabologia: 3 vagas;
  12. Endocrinologia Pediátrica: 1 vaga;
  13. Gastroenterologia: 2 vagas;
  14. Endoscopia Digestiva: 2 vagas;
  15. Hematologia e Hemoterapia: 3 vagas;
  16. Hematologia Pediátrica: 1 vaga;
  17. Gastroenterologia: 2 vagas;
  18. Endoscopia Digestiva: 2 vagas;
  19. Hematologia e Hemoterapia: 3 vagas;
  20. Infectologia Pediátrica: 1 vaga;
  21. Medicina Intensiva Pediátrica: 2 vagas;
  22. Nefrologia: 2 vagas;
  23. Neonatologia: 2 vagas;
  24. Neurologia Pediátrica: 3 vagas;
  25. Neurologia R4 – Dor: 1 vaga;
  26. Neurologia R4 – Geral, Cerebrovascular: 1 vaga;
  27. Neurologia R4 – Geral, Distúrbios do Movimento: 1 vaga;
  28. Neurologia R4 – Neurofisiologia Clínica, Epilepsia: 1 vaga;
  29. Neurologia R4 – Neurofisiologia Clínica, Neuromuscular: 1 vaga;
  30. Oncologia Clínica: 2 vagas;
  31. Oncologia Pediátrica:1 vaga;
  32. Pneumologia: 3 vagas;
  33. Pneumologia Pediátrica: 2 vagas;
  34. Psiquiatria da Infância e Adolescência: 2 vagas;
  35. Reumatologia: 4 vagas;
  36. Transplante de Medula Óssea: 2 vagas;
  37. Transplante de Medula Óssea realizado em Crianças e Adolescentes: 2 vagas;
  38. Urologia: 2 vagas.

Comece sua preparação para o curso de residência médica

A residência médica é o momento em que o acadêmico escolhe a especialização e desenvolve a rotina no plantão junto da equipe e do médico staff, atendendo tanto urgências quanto fazendo rondas e atendimentos ambulatoriais. 

O período de preparação é fundamental para conseguir a vaga, ainda mais em concursos altamente concorridos, como é o caso da residência médica da UFPR. O acadêmico precisa organizar uma rotina assertiva de estudos, com materiais especializados, combinando bem-estar da mente e do corpo. 

Com essa proposta, desenvolvemos os nossos cursos. Cada material é planejado para desenvolver a máxima absorção do conteúdo pelo aluno de forma potencial, progressiva e simples. Para isso, contamos com um time de profissionais em destaque e recursos tecnológicos otimizados, como o próprio aplicativo da nossa plataforma. 

Seja aprovado na residência médica UFPR com a gente

Agora que você já sabe mais sobre a residência médica da UFRP, não deixe de se inscrever na lista de espera do Intensivo R1. Aproveite para conhecer o Medway Radar e ter acesso a cobertura de concursos e editais de residência médica!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway