Chegou o momento de saber tudo sobre o internato médico. Foram longos anos nessa caminhada, e para essa tão importante fase, você não está sozinho. Conte com a nossa ajuda para dicas de como entender melhor essa etapa e qual residência médica escolher.
O internato acontece no final da graduação, especificamente nos dois anos finais do curso, e é voltado exclusivamente para oferecer na prática as vivências da rotina médica para o acadêmico, sempre com o suporte do médico staff.
A fase do internato do curso de Medicina é quando a ansiedade bate e surgem dúvidas sobre qual carreira médica seguir. Nós entendemos essas dúvidas, e para você aproveitar ao máximo, iremos te explicar, ao longo deste artigo, tudo sobre essa experiência. Acompanhe a leitura.
Quanto tempo dura o internato de Medicina? Como já esclarecido acima, o internato médico ocorre nos últimos dois anos da graduação de Medicina, é regulamentado pelo MEC, e podemos dizer que funciona como um estágio obrigatório.
O objetivo é que os acadêmicos tenham, na prática, a vivência de uma rotina hospitalar, realizando atendimentos médicos, passando por diferentes especialidades e, claro, ressaltando que tudo isso é feito sob supervisão médica do professor da faculdade.
O internato em Medicina representa pelo menos 35% da carga total do curso, e o interno vai desempenhar atividades no primeiro nível, segundo nível e terceiro nível de atenção em cada área.
Aliás, se você pretende conciliar os estudos para a residência médica com o internato, a Medway tem a solução perfeita: o Extensivo Programado de 2 anos e meio.
Este curso permite que você estude de forma direcionada, com um planejamento especialmente pensando para você pela nossa inteligência artificial, o MedBrain, e também sincroniza os conteúdos apresentados com o internato, o que te ajuda a construir uma base sólida de conhecimentos desde a faculdade.
Se interessou? Clique aqui e conheça o Extensivo Programado de 2 anos e meio!
O internato de Medicina, assim como você já está acostumado na sua vida acadêmica, também passa por análises e avaliações com seu preceptor, em que são avaliados diversos requisitos. A seguir, deixamos dicas para você se dar bem nessa fase prática do estágio obrigatório.
A principal característica que você precisa ter no internato médico é a observação. Lembre-se de que é o momento de absorver todos os conhecimentos e ensinamentos na prática. Então, fique atento à forma como é realizado o atendimento, a comunicação, a leitura e todo o processo.
O internato médico é visto como repetição, o famoso “ctrl c + ctrl v”. É com a repetição que é instaurado o aprendizado de forma legítima. Assim, observe todas as ações do preceptor e as reproduza da maneira mais fiel possível.
Faça anotações também, lembre-se que seu momento de atendimento vai chegar e com isso é importante que você tenha tudo fresquinho na cabeça. Com todas as informações registradas, você eventualmente consegue relembrar para que nada caia no esquecimento.
Não hesite em pedir ajuda. O internato em Medicina é o momento de você tirar todas suas dúvidas na prática. Você não tem como saber de todas as respostas nem todos os procedimentos. Anote esta dica e recorra ao seu preceptor sempre que surgir uma dúvida.
Reconhecer que não sabe de tudo e ter humildade em pedir ajuda também faz parte da formação acadêmica. A medicina está diretamente ligada à vida e ao bem-estar das pessoas, e o seu maior compromisso precisa ser com a qualidade de vida dos pacientes. Esse gesto demonstra que você entendeu o objetivo.
Por fim, seja pontual e assíduo. Esses dois critérios estão principalmente presentes nas avaliações de seu preceptor, além de precisarem ser incorporados na execução das atividades médicas. Inclua esses compromissos na sua rotina e comece a prática na residência e internato. Você só tem a ganhar!
Como você vai trabalhar com rendições, tenha sempre em mente que há um colega que está aguardando por você, assim como há pacientes necessitando do seu atendimento. Seja honrado com seu horário e com a sua frequência.
Neste momento, você já sabe que o período de internato também funciona como uma avaliação para sua vida acadêmica. Você estará sendo analisado a todo momento, em diversos aspectos. Assim sendo, iremos esclarecer alguns pontos que serão observados durante esse estágio obrigatório.
Alguns critérios observados pelo seu preceptor ou pessoa responsável pela sua equipe já foram esclarecidos acima, como: assiduidade, pontualidade, compromisso, comportamento ético e profissional.
É preciso também ficar atento à sua atuação em procedimentos de baixa e alta complexidade, cumprimento de normas de biossegurança, domínio psicomotor e muito mais. Para maior esclarecimento, a própria instituição te fornece um documento com todos esses critérios. Leia-o com atenção e carinho.
A rotina do internato médico exige muito esforço do acadêmico, e o tempo livre é praticamente inexistente. Sabemos disso, mas é preciso incorporar uma rotina de estudos dentro dos intervalos.
Apesar de ser um período de aprendizado prático, só é possível executá-lo com total eficiência por um embasamento teórico que se obtém por meio dos estudos. Revisitar conteúdos ou até mesmo se atualizar sobre técnicas e procedimentos médicos precisa ser um hábito diário.
Agora que você entendeu o funcionamento e as exigências para mandar bem no internato médico, que tal aproveitar esse período e se preparar para a residência médica que tá logo ali? Estude com tranquilidade. Vem com a gente e bora pra cima!
Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt