Já ouviu falar sobre o processo seletivo para a residência médica do SUS-Bahia, realizado pela Cerem-Bahia (Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia)? É nada menos que o maior do estado, oferecendo vagas em instituições e programas de residência médica de referência na área.
Se você pretende fazer residência, fique conosco e confira a lista das especialidades oferecidas, as instituições participantes do programa, os assuntos mais frequentes nas provas e o que esperar da residência médica da Cerem-Bahia. Vamos lá?
A residência médica do SUS-BA é credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM-MEC) e executada pela Cerem-Bahia, em conjunto com a Strix – Educação, Avaliação e Projetos Ltda.
Envolve 38 instituições espalhadas por cidades baianas, como Salvador, Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana, entre outras. Oferece mais de 50 especialidades diferentes, que podem ser conferidas neste artigo.
As provas da Cerem-Bahia apresentam questões ligadas às especialidades Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. Em cada uma delas, são abordados:
Para as especialidades de acesso direito, a prova da Cerem contém questões abertas e de múltipla-escolha. Para as de pré-requisito, há apenas questões de múltipla-escolha.
Quer uma dica para se preparar da melhor forma? Além de fazer as provas discursivas dos anos anteriores e utilizar flashcards, você pode acessar os nossos conteúdos gratuitos. Assim, você se sentirá preparado para ser o mais novo residente!
As especializações mais concorridas são: Dermatologia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia e Anestesiologia. Será que você se enquadra nessas áreas de atuação ou tem mais afinidade por outras?
Para ajudar você a escolher a sua, compartilhamos a lista atualizada de especialidades oferecidas pela Cerem-Bahia, dividida em acesso direto e especialidades com pré-requisito. Confira!
Quem for aprovado no processo seletivo da Cerem-Bahia vai ter a oportunidade de trabalhar em unidades que possuem forte prestígio no Estado e total condição de formar especialistas de qualidade.
As instituições participantes acolhem o médico residente aprovado pelo SUS-BA durante dois anos. Ao final desse período, o profissional terá adquirido experiência, com o acompanhamento do professor-tutor ou preceptor.
A seguir, vamos citar os centros de saúde e hospitais conveniados ao SUS-BA. Todos têm total condição de agregar conhecimento e experiência, proporcionando momentos que vão fazer muita diferença para a sua carreira profissional.
A primeira delas é a diversidade de especialidades oferecidas em diversos centros de saúde. Em seguida, há a possibilidade de um processo seletivo mais isonômico por demandar baixo custo. Por fim, existe mais foco nos estudos, já que possui um único modelo de prova.
O edital para as inscrições para a residência da Cerem-Bahia em 2023 ainda não está disponível, porém se você decidiu participar do processo seletivo do SUS-BA, a melhor coisa é acompanhar o nosso blog.
Aqui, compartilhamos tudo sobre o edital e todos os assuntos abordados na prova do SUS-BA. Na Academia Medway, você tem acesso a materiais gratuitos: aulas, e-books e muito mais!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway