Galera, beleza? Com certeza, vocês ouvem todos os dias sobre sonda vesical de alívio e talvez até achem bobo, mas vocês sabem todas as indicações? Sabem passar, numa emergência ou na falta da equipe de enfermagem?
Não aprendemos essa técnica na faculdade, então é interessante aprender! Porém, lembre-se de que não existe tema bobo. Quanto mais soubermos, melhor para nós, sempre! Bora?
É uma sonda introduzida através da uretra até a bexiga. O procedimento é estéril, logo, são necessários luva de procedimento estéril, assepsia e antissepsia, campo e lidocaína.
A sonda padrão é o de Nélaton, que possui ponta romba – garantindo uma boa flexibilidade e menor chance de causar pequenos traumas e lesões no paciente.
Mas antes de continuar a falar das indicações, eu tenho uma ideia para você que pretende prestar prova de residência médica para 2024: teremos 5 aulas gratuitas no nosso canal no YouTube, todas abordando temas que mais caem nas provas de residência médica! Inscreva-se no #VemPraMedway para receber as apostilas de cada aula e ainda participar de um simulado online ou presencial exclusivo. Clique AQUI para conferir a programação completa e fazer sua inscrição.
E essas são as indicações:
Esperamos muito que você tenha gostado. Agora que você já está mais informado sobre a sonda vesical de alívio, confira mais conteúdos de Medicina de Emergência, dá uma passada lá na Academia Medway. Por lá disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos! Por exemplo, o nosso e-book ECG Sem Mistérios ou o nosso minicurso Semana da Emergência são ótimas opções pra você estar preparado para qualquer plantão no país.
Caso você queira estar completamente preparado para lidar com a Sala de Emergência, temos uma outra dica que pode te interessar. No nosso curso PSMedway, através de aulas teóricas, interativas e simulações realísticas, ensinamos como conduzir as patologias mais graves dentro do departamento de emergência!
Aquele abraço, pessoal! E até a próxima.
Nascida em Santos em 1995 e formada pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) em 2019. Residência em Clínica Médica pela Secretaria Municipal de Saúde (SUS - SMS) em São Paulo. Seu próximo passo é entrar em Cardiologia, inspirada pela sua mãe, médica da área.