Quer arrasar na prova de residência médica, mas sente que está sem tempo para estudar o suficiente? Separamos algumas técnicas de leitura dinâmica e memorização para você otimizar seus estudos e ficar cada vez mais próximo da tão sonhada aprovação.
Antes de saber como fazer leitura dinâmica, uma preocupação comum é o volume de conteúdo teórico das apostilas. Em primeiro lugar, você precisa entender que não vale a pena ler todas as apostilas durante a preparação. Essa estratégia só vai te fazer perder tempo e ficar para trás!
O que você precisa é aprender a priorizar os estudos conforme suas dificuldades e a incidência dos assuntos nas provas das instituições em que deseja ingressar. A ideia é sempre ler assuntos diferentes com velocidades diferentes, dedicando mais tempo aos temas priorizados.
A leitura dinâmica faz com que você consiga ler mais rápido e ainda manter ou aumentar sua capacidade de compreensão e fixação de informação. Sabendo do efeito positivo gerado pela leitura dinâmica nos estudos dos alunos, selecionamos algumas dicas para você começar a praticar essa técnica.
Tanto mentalmente quanto em voz alta, pronunciar todas as palavras lidas faz com que você se prenda ao significado delas. Na leitura dinâmica, o que importa mesmo é entender o contexto em que elas estão inseridas.
Com essa dica, já vai ser possível elevar a sua capacidade de compreensão. Isso porque você vai dar um alívio para o seu cérebro, tirando-o da função de focar em algo específico para se concentrar mais na interpretação geral. Sem contar que o tempo da sua leitura reduzirá bastante.
Para começar a treinar isso, coloque uma caneta na boca sempre que for ler algum texto importante. Assim, você vai ser impossibilitado de pronunciar as palavras oralmente, o que já é um excelente começo para quem está aprendendo agora as técnicas de leitura dinâmica e memorização.
O grande ponto da leitura dinâmica é a concentração. Se você se distrai e sai do foco, a perda de velocidade é natural. Dar uma pausa, mesmo que rápida, na leitura e retomar de onde parou, diminui sua capacidade de compreensão. Por isso, é comum que você tenha que ver algumas palavras já lidas para se reconectar.
Toda criança na fase de alfabetização lê apenas uma palavra por vez, fazendo com que demore bastante para terminar a frase e entender o sentido. Então, por que passamos a ler mais rápido automaticamente com o tempo?
À medida que você pratica a leitura, o movimento dos olhos é ampliado, fazendo com que a compreensão seja mais dinâmica e acelerada. Sabendo disso, você pode treinar seus olhos para darem saltos maiores ao longo da leitura.
Quando você já sabe o que quer encontrar na sua leitura, uma técnica que pode ajudar a ir direto ao ponto é o scanning. Basicamente, você dá uma olhada de cima a baixo no conteúdo, buscando números, negritos e palavras-chave relacionadas com aquilo que você quer entender.
Além disso, você pode utilizar a técnica de skimming, que também é feita por meio de uma visualização rápida do texto. Dessa vez, você se atenta a subtítulos, autores, datas de publicação, gráficos e outros recursos que servem de base para definir quais são as informações centrais daquilo que foi lido.
Aprender a estudar a partir de técnicas de leitura dinâmica e memorização com certeza vai elevar a sua produtividade. Então, entenda um pouco mais sobre essa segunda parte, que é muito confundida com a famosa decoreba, mas está longe de ser uma mera reprodução do que foi lido.
Primeiro, é preciso entender que o cérebro é incapaz de fixar todas as informações às quais for submetido. Por isso, é preciso distinguir aquilo que é necessário para o estudo daquilo que não agrega em nada. A memorização vai te fazer reter todo o conteúdo prioritário.
Antes de partirmos para as dicas de memorização, vamos só esclarecer um erro bem comum. É provável que você confunda memorizar com decorar, mas saiba que são duas ações completamente diferentes.
Enquanto o mais comum em decorar é guardar o que leu e reproduziu, a memorização exige que você entenda sobre o que está lendo para não esquecer aquilo que aprendeu.
Mesmo que possa parecer improvável, escutar música ao estudar pode trazer melhoras consideráveis à concentração, aumentando a fixação de conteúdo. Porém, esse recurso não pode ser utilizado de qualquer forma.
Existem vários estilos musicais. Você pode optar por aquele que mais te faz focar. A indicação é começar ouvindo músicas clássicas, que, em geral, são harmônicas e somente instrumentais. A junção de elementos faz com que esse estilo seja o mais procurado pelos estudantes.
A prática é uma das melhores formas de memorizar conteúdos. Apenas ler apostilas e acompanhar videoaulas não vai te preparar por completo para alcançar o sonho de ser residente.
Então, por que não estudar por meio da realização de questões de provas antigas ou simulados direcionados? O bom dessa técnica é que ela pode ser utilizada de forma rápida e prática.
Além de estudar por questões de provas antigas e simulados direcionados, você pode introduzir um horário fixo para realizar provas inteiras. Assim, você cronometra seu tempo e já vai se preparando. Sabendo tudo sobre essas técnicas de leitura dinâmica e memorização, você vai arrasar!
Se você procura agilidade, essa pode ser uma excelente forma de memorização. Porém, já vamos adiantando: essa técnica é bem mais útil para assuntos “decoreba”. Por isso, é importante pensar bem quando essa técnica vai te ajudar de fato antes de colocá-la em prática.
Se você não é lá muito analógico, não tem problema. Existem diversos aplicativos de flashcards disponíveis para celular! Assim, fica mais fácil carregar quantas anotações quiser para qualquer lugar.
Não fique preso a uma única forma de aprendizado. Existem diversos canais transmissores de conhecimento que podem até se aliar ao entretenimento. Vale a pena buscar filmes, perfis nas redes sociais, podcasts e livros que abordam a matéria que você deseja memorizar.
Assim, você estará sempre renovando seu contato com o conteúdo, e seu cérebro terá mais facilidade em identificá-lo como prioritário. Além disso, é uma forma de dar uma descontraída e sair dos métodos tradicionais.
Estudar para passar na prova de residência médica não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante pensar em formas de otimizar os estudos utilizando as técnicas de leitura dinâmica.
Para se preparar ainda mais para as provas teóricas de residência, conheça nosso curso de Mentoria. A partir dele, você aprende técnicas avançadas de preparação e organização dos estudos para superar bloqueios, ganhar confiança e conquistar a tão sonhada aprovação!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway