Você conhece a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)? Se a sua intenção é fazer residência nessa especialidade, é muito importante saber todos os detalhes sobre ela. Afinal, assim que você começar a atuar na área, ela oferecerá o respaldo para seu desenvolvimento profissional.
Como toda organização que defende as classes profissionais, a SBOT tem atividades para integrar e defender os interesses dos médicos da área de Ortopedia e Traumatologia. Continue a leitura para saber mais sobre a atuação.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é uma instituição conveniada à Associação Médica Brasileira (AMB). Ela reúne especialistas da área e tem como principal objetivo promover condições para todos se manterem devidamente atualizados na carreira.
Com mais de 80 anos de atuação, ela se preocupa com as inovações e as transformações do campo médico. Por meio de ensino, pesquisa, desenvolvimento cultural e defesa dos direitos, a SBOT se pauta na responsabilidade de aperfeiçoamento constante dos médicos.
Atualmente, ela se divide em 27 unidades regionais filiadas, tendo cerca de 13 mil especialistas associados, encarregados de atender a uma população de quase 200 milhões de habitantes. Diante desses números, é possível perceber a importância para a vida profissional dos médicos, não é mesmo?
Conforme mencionamos anteriormente, o propósito da sociedade é garantir meios para aprofundar o conhecimento dos associados. Entre as atividades promovidas, estão a integração por meio de comissões organizadas em temas como história da ortopedia, controle de material ortopédico e dignidade e valorização profissional.
Ela também promove eventos para os médicos ortopedistas e traumatologistas, produzindo conteúdos de educação continuada. Nesta categoria do site, há artigos, cursos para residentes, podcasts, webinars e muito mais. Abaixo, listamos outras atividades desenvolvidas.
Os serviços de conselho incluem relatórios, participação em assembleias, recomendações, visitas de inspeção, planejamento de programas para ensino, treinamentos, entre outros.
O objetivo é a deliberação de questões pertinentes ao ensino da área para o especialista aproveitar os benefícios oferecidos pela associação com aplicações reais e práticas ao dia a dia de atendimento.
A SBOT também investe em publicações reconhecidas nacional e internacionalmente. O associado pode conferir o Jornal da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e a Revista Brasileira de Ortopedia, apelidada como RBO.
O primeiro possui notícias, artigos e matérias com temáticas pertinentes à área, distribuídos em 27 páginas digitais. Já a revista é produzida em português e inglês, com artigos de atualização, revisão sistemática, colunas de artigos originais e relatos de casos.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é famosa pelos eventos para os associados e a comunidade médica. O Congresso Anual é realizado em uma grande infraestrutura, com convidados renomados e centenas de profissionais de todo o mundo.
Ademais, ela promove palestras e congressos on-line. O calendário é completo e atualizado ao longo do ano. Por isso, vale a pena ficar de olho e participar quando for possível.
Para se associar à sociedade, é preciso seguir algumas exigências. Entre elas, estão a aprovação no exame de título de especialista, a comprovação de atuação na área e a documentação comprobatória com comprovantes, CRM e cartas normativas.
Quando todos os itens estiverem em ordem, o encaminhamento deve ser feito para a SBOT em uma data limite. Um comitê especializado faz uma análise. Em seguida, o candidato presta uma prova. Os detalhes da avaliação são repassados por e-mail.
Entre os benefícios de se associar, estão:
O título de especialista em Ortopedia e Traumatologia, também chamado de TEOT, é conferido pela instituição anualmente. O processo de avaliação é dividido em dois dias, com prova escrita, oral e exame físico.
O intuito é comprovar que o médico possui conhecimento teórico e prático sobre condições clínicas, diagnósticos e tratamentos. O exame físico é feito em pacientes voluntários e modelo artificial, que reproduz os ossos e os ligamentos humanos.
A prova escrita é composta por cerca de 100 questões de múltipla escolha, respondidas em três horas e meia. O teste oral é feito pela discussão de situações clínicas diante de dois examinadores ao longo de duas horas.
Para obter o título de especialista, primeiro, é essencial concluir a residência em Ortopedia e Traumatologia. Ela tem a duração de três anos e é considerada uma especialidade clínica-cirúrgica.
Durante o programa, o médico é supervisionado pelos tutores da instituição médica escolhida e divide a carga horária em plantões e aulas teóricas. Ao mesmo tempo, pode desenvolver pesquisas, participar de eventos e se dedicar a atividades complementares.
Ao término da residência, o profissional fica pronto para o dia a dia em plantões, consultórios e enfermarias. Com a experiência prática adquirida nos três anos do programa, ele estará apto para realizar as seguintes atividades:
Para se tornar um membro da SBOT, você precisa passar pela residência e pela prova de títulos. Portanto, acompanhe os conteúdos do nosso blog para tirar suas dúvidas sobre as avaliações. Conte com os nossos cursos para aumentar as chances de aprovação!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway