Vale mais a pena fazer um curso intensivo ou esperar o próximo ano?

Conteúdo / Residência Médica / Vale mais a pena fazer um curso intensivo ou esperar o próximo ano?

Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Esse provérbio é muito verdadeiro e ajuda-nos a não protelarmos nossas decisões. Comece a fazer curso intensivo o quanto antes. Não espere mais tempo. Não espere o próximo ano. Melhor se prevenir e garantir um aprendizado mais profundo.

Essa é uma orientação ainda mais válida quando falamos em estudar. Se você deseja passar no exame de residência médica (e certamente deseja!), vale a pena começar a estudar desde já.

Confira a seguir bons motivos para fazer curso intensivo agora e ficar bem preparado para o próximo ano. Saiba aproveitar melhor o tempo que tem disponível!

Motivos para fazer curso intensivo agora e não esperar até o ano que vem

Vamos apresentar bons motivos para fazer um curso intensivo hoje! Esperar pelo próximo ano pode envolver mais riscos e até atrapalhar seu projeto. Continue a leitura e entenda melhor!

Aceleração do aprendizado e revisão abrangente

Um dos principais motivos para fazer curso intensivo hoje é que você tem a oportunidade de acelerar seu aprendizado, antecipando o conteúdo.

Em vez de estudar um conteúdo extenso em tempo mais curto, você vai começar a estudar os assuntos mais cedo, o que já representa uma vantagem que vai otimizar suas chances de sucesso.

Começando mais cedo, você conseguirá fazer uma revisão abrangente, envolvendo todas as disciplinas e os assuntos mais difíceis. Se você deixar para o próximo ano, provavelmente não será capaz de revisar todo o conteúdo com calma e eficiência. Afinal, terá menos tempo para se dedicar a tudo!

Além disso, a ideia de iminência das provas geralmente deixa o estudante mais ansioso, o que pode interferir um pouco em seu desempenho. Ao dispor de um tempo maior, você pode fazer uma revisão mais detalhada com mais tranquilidade, o que será bom para sua autoconfiança.

Por meio de nosso intensivo, você consegue acelerar seu aprendizado e fazer uma boa revisão de todo o conteúdo necessário para passar nas provas de residência médica.

Simulação de provas e familiarização com o formato 

Outra razão para fazer curso intensivo mais cedo é que você terá acesso à simulação de provas e vai se familiarizar com o formato usado nas provas de residência médica.

Ter contato com o formato da prova deixará o estudante mais à vontade no dia do exame. Quanto mais familiarizado você estiver com o modelo de avaliação, mais confiante você ficará.

E fazer simulações também vai ajudar a se preparar, já que elas imitam o estilo da prova real e podem mesmo conter questões que cairão na avaliação.

Os médicos que já passaram por essa etapa em suas vidas, fazendo as provas de RM e cursando alguma especialização, costumam ressaltar a importância de resolver simulados para dirimir dúvidas e melhorar a qualidade de sua aprendizagem.

Orientação especializada e acesso a professores experientes 

Além disso, fazer um curso intensivo permitirá que você tenha acesso a professores experientes, que já atuam com cursos preparatórios e estão habituados a passar dicas e orientações para que o estudante fique bem preparado para o dia da prova.

Eles conhecem o estilo das avaliações, as características das principais instituições, as chamadas “pegadinhas” que confundem os candidatos.

Também estão cientes dos principais receios e dificuldades dos estudantes e, dessa forma, podem ajudá-los nessa jornada, deixando-os mais motivados e confiantes. Afinal, é importante conhecer os principais desafios e saber como superá-los.

Ao longo do curso, você vai ter contato com professores experientes que tirarão suas dúvidas e consolidarão seus conhecimentos.

Identificar pontos fortes e pontos fracos

Auxiliado por professores capazes, o estudante também identificará seus pontos fortes e seus próprios pontos fracos, o que vai ajudar com que melhore o que precisa ser aperfeiçoado; e corrija os eventuais aspectos menos favoráveis. 

Conhecer-se a si mesmo é uma das mais importantes recomendações já feitas ao longo dos anos. O estudante deve compreender quais são seus pontos fortes, ou seja, como as disciplinas e/ou assuntos sobre os quais tem mais domínio. Dessa forma, reservará um tempo menor para se dedicar a eles.

Por outro lado, ao conhecer seus pontos fracos, o estudante poderá buscar seu aperfeiçoamento. É importante corrigir suas falhas, melhorar seu desempenho em determinada disciplina e/ou assunto, estudando mais, recorrendo aos professores para maiores esclarecimentos, respondendo mais questões referentes a esses pontos.

Aproveitar a oportunidade e antecipar sua entrada na residência médica 

Finalmente, você vai aproveitar a oportunidade de fazer curso intensivo e antecipar sua entrada na residência médica. Terá a chance de passar e entrar em um programa de RM mais recente. Lembre-se de que mesmo alguns meses podem fazer a diferença em sua vida.

Cursar uma especialização vai abrir novos caminhos para você. Certamente, enriquecerá seu currículo e ampliará seus conhecimentos na área de Medicina.

A RM consiste em um valioso aprendizado e uma importante experiência na carreira do médico. Não perca a possibilidade de antecipar sua entrada em um programa de residência médica e começar a se aperfeiçoar em sua jornada profissional.

Chegou a hora de fazer um curso intensivo!

Pois é, depois de tudo que falamos, podemos aconselhar você a fazer curso intensivo agora mesmo e preparar-se desde já para as provas de residência médica da instituição na qual pretende cursar sua especialização.

Você deve programar seus estudos de forma que não prejudique sua saúde (preocupação excessiva, muito tempo de estudo sem a prática de lazer) e, ao mesmo tempo, sejam eficazes, ou seja, você assimile bem o conteúdo estudado.

Para obter esses resultados, vale a pena começar a estudar com certa antecedência. Assim, não acumulará assuntos nem ficará presa de eventuais imprevistos. Aproveite seu tempo de forma produtiva: estude, divirta-se, descanse. Mas sempre defina prioridades para ser bem-sucedido em suas metas e em seus objetivos!

Fazer curso intensivo agora é uma maneira de se preparar para as provas de residência médica do próximo ano. Você não ficará sobrecarregado nem muito ansioso. Essa decisão certamente vai aumentar seu potencial competitivo.

Nós, da Medway, trabalhamos no sentido de ajudar você a alcançar seus objetivos. Por isso, oferecemos cursos preparatórios de alta qualidade para programas de RM. Saiba mais sobre o Intensivo Medway e inicie logo seus estudos!

MarceloVelmovitsky

Marcelo Velmovitsky

Fluminense, Nascido na cidade de Niterói-RJ em 1993. Formado também em Niterói na UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) com término em 2018. Posteriormente, realizei residência em Clínica Médica na USP-RP com conclusão em 2021. Existem 2 frases relacionadas a parte educacional: 1) Sem o esforço da busca é impossível a alegria do encontro; 2) Quem não sabe o que procura não encontra o que vê."