Volvo gástrico: saiba mais sobre o quadro clínico

Conteúdo / Medicina de Emergência / Volvo gástrico: saiba mais sobre o quadro clínico da doença

Sabe aquele paciente que chega ao seu plantão com uma dor muito forte de estômago do nada, e você já eliminou vários diagnósticos pela anamnese? Essa manifestação clínica pode ser um volvo gástrico.

Quais são os principais sintomas e características dessa condição? Para explicar o que é volvo gástrico, preparamos este artigo. Vamos falar sobre a doença para você ter tudo na mente na hora de diagnosticar um paciente com a condição.

O que é volvo gástrico?

O volvo gástrico é uma rotação anormal do estômago em mais de 180°, o que cria obstrução do fluxo do trato gastrointestinal e pode resultar em isquemia, estrangulamento, necrose e até perfuração do órgão. A condição pode ser classificada de várias maneiras:

1- pelo eixo em que o volvo ocorre:

Organoaxialrepresenta 59% dos casos; está associado com defeitos diafragmáticos. Estrangulação e necrose ocorrem de 5% a 28% dos casos.
Mesenteroaxialrepresenta 29% dos casos; geralmente, ocorre em pacientes sem defeito de diafragma e com sintomas crônicos.
Combinadaé uma forma rara, que junta a organoaxial e a mesenteroaxial.

2- pela etiologia:

Tipo 1 IdiopáticoAssociado aos defeitos dos ligamentos gástricos (gastrocólico, gastro-hepático, gastrofrênico e gastroduodenal), o que favorece a aproximação da cárdia e do piloro quando o estômago está cheio. Representa 2/3 dos casos.
Tipo 2Congênito/adquiridoFormado por anormalidades anatômicas que causam movimentação anormal do estômago. A mais comum é a hérnia paraesofágica. Nas crianças, a hérnia de Bochdalek pode estar envolvida.

3- pela cronologia:

AgudoPaciente subitamente desenvolve o volvo e os sintomas relacionados a ele. Esse chega ao seu plantão.
CrônicoPaciente já tem o volvo e convive com sintomas leves, sem lesão grave ao órgão. Costuma ser diagnosticado por exame.

Qual é o quadro clínico da condição?

Os sintomas dependem do grau de torção e do tempo da instalação do volvo. No quadro agudo, os sintomas clássicos são: dor em região epigástrica, ânsia de vômito sem exteriorizar conteúdo e dificuldade/incapacidade de passar uma sonda nasoenteral. Essa é a chamada tríade de Borchard, presente em 70% dos casos.

Volvo intratorácico

Se o volvo gástrico for intratorácico (no caso de hérnias diafragmáticas estarem presentes), pode se manifestar com dor torácica intensa, que irradia para o lado esquerdo do pescoço, do ombro, do braço e das costas.

Pode estar associado ao comprometimento cardiopulmonar pela distensão gástrica, confundido com infarto agudo do miocárdio com frequência (na dúvida, sempre rode o ECG, já que infartos são mais comuns e matam mais rápido que volvo gástrico).

Alguns pacientes podem apresentar hematêmese devido à isquemia e à lesão da mucosa gástrica, podendo evoluir para um choque hipovolêmico nos casos mais graves.

Quadros crônicos

Geralmente, os quadros crônicos de volvo gástrico apresentam dor epigástrica intermitente, saciedade precoce, desconforto torácico e respiratório se volvo estiver localizado em tórax.

Os sintomas do volvo gástrico são inespecíficos. A condição possui um diagnóstico diferencial pouco pensado e frequente. Por isso, os pacientes passam por investigação de outras doenças com sintomas similares, mais presentes no dia a dia, como colelitíase e úlcera péptica.

Aprenda ainda mais sobre o diagnóstico do volvo gástrico

Quando você pensar nos pacientes que chegam ao PS com dor epigástrica súbita, cogite o volvo gástrico entre a lista de possíveis doenças. Ficar por dentro do diagnóstico, do manejo e do tratamento ideal da condição é a principal forma de oferecer uma abordagem mais segura nos setores de emergência.

Se quiser conferir mais conteúdos de Medicina de Emergência, dê uma passada na Academia Medway. Por lá, disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos para complementar seu conhecimento em relação às principais práticas médicas.


Caso queira se preparar para lidar com as mais diversas emergências, conheça o PSMedway. Por meio de aulas teóricas, interativas e simulações realísticas, você aprimora suas habilidades e seus conhecimentos práticos sobre condições comuns desse departamento.

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
LizandraRener Cavioli

Lizandra Rener Cavioli

Médica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro com residência em Cirurgia Geral pela Unifesp.