Se você quer ter uma melhor preparação para residência médica, uma boa dica é consultar os Guias Estatísticos e suas informações.
Eles permitem que o estudante tenha uma direção, de forma que ele possa estruturar seu plano de estudos, considerando os assuntos que serão tratados nas provas. Para mais informações sobre eles, leia nosso post e veja como eles podem ajudar você!
O Guia Estatístico funciona como um mapa, orientando os estudos do candidato de forma estruturada, permitindo que ele fique atento à residência que deseja fazer. Ele oferece estatísticas e insights que ajudam a visar com precisão na residência médica desejada.
Os Guias Estatísticos oferecem análises cuidadosas das provas de residências dos cinco últimos anos. Eles reúnem informações sobre as provas usadas nas instituições mais concorridas de São Paulo.
É um conhecimento que ajudará a estudar alinhado aos objetivos propostos. Além disso, os Guias Estatísticos mostram situações que, em geral, são cobradas nas provas das instituições de ensino.
O estudante tem, assim, acesso aos assuntos mais importantes das avaliações teóricas, sejam objetivas, sejam discursivas, sendo acompanhadas por um “termômetro” que indica o nível de dificuldade de cada tema. Os guias oferecem, também, análises das imagens mais cobradas por cada instituição.
Agora, vamos mostrar os assuntos mais cobrados de acordo com as principais instituições de ensino do Brasil: USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, Enare e outras. Confira a seguir:
Antes de falarmos sobre a USP-SP, temos uma novidade: a nova funcionalidade do Medway Radar “Assuntos que mais caem”. Por lá você encontra os temas mais cobrados não apenas nessa, como em outras instituições, divididos pelas grandes áreas. Para acessar todos esses conteúdos basta fazer seu cadastro gratuitamente!
Na USP de São Paulo, vamos ver cinco dos assuntos mais cobrados em todas as grandes áreas. Para conferir o restante dos conteúdos, baixe gratuitamente o Guia Estatístico da USP-SP.
Na USP de Ribeirão Preto (SP), localizada a 313 quilômetros da capital, os cinco mais importantes assuntos referentes às cinco grandes áreas são os listados abaixo. Lembrando que, para ficar por dentro de mais conteúdos que aparecem no exame, é só baixar o Guia Estatístico da USP-RP.
A Universidade Estadual de Campinas, uma das mais famosas do Brasil e da América Latina, cobra principalmente os assuntos abaixo. Caso queira saber que outros tópicos aparecem na prova, baixe o Guia Estatístico da Unicamp.
Quanto à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os cinco assuntos mais comuns são os listados abaixo. Para estudar com mais profundidade o que mais cai, faça o download do Guia Estatístico da Unifesp.
O Sistema Único de Saúde de São Paulo costuma cobrar bastante os conteúdos mencionados abaixo. Lembre-se: se quiser conhecer outros tópicos que aparecem, basta fazer o download do Guia Estatístico do SUS-SP:
O Exame Nacional de Residência é realizado todos os anos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserth/MEC). Lembrando que também temos o Guia Estatístico do Enare disponível. Os assuntos em destaque são:
O Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais é o maior concurso de residência médica do Brasil em número de instituições participantes, e nós também formulamos um Guia Estatístico dele. Os principais assuntos cobrados são:
Os Guias Estatísticos também contemplam a Associação Médica do Paraná na análise dos assuntos que caem na prova de residência. Essa análise está mais detalhada no Guia Estatístico da AMP, beleza? Confira os cinco principais temas:
Vamos agora analisar quais são os assuntos mais cobrados nas provas do Sistema Único de Saúde da Bahia, que também possui o seu Guia Estatístico. Os assuntos que mais aparecem são:
Pronto, agora você já sabe como estudar os Guias Estatísticos e quais são os principais assuntos cobrados na instituição dos seus sonhos! O direcionamento é fundamental na preparação para as provas de residência médica e com os Extensivos 2023 você tem todos os recursos para uma preparação direcionada e completa para ser aprovado nas principais residências médicas do País! Quer conhecer na prática a didática e os recursos que fizeram parte dos estudos de quase metade dos aprovados na USP e na Unifesp em 2022? Então teste grátis o Extensivo Medway por 7 dias!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway