ANÁLISE CURRICULAR

ANÁLISE CURRICULAR NA RESIDÊNCIA MÉDICA: O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU CURRÍCULO 

A análise curricular na residência médica faz parte de vários processos seletivos, contribuindo para a nota final do candidato. Mas você sabe o que esse documento deve conter? É isso que vamos te mostrar a seguir. Confira!

01

INSTITUIÇÕES COM ANÁLISE CURRICULAR

Algumas das instituições que costumam contar com a análise curricular são: USP-SP; USP-RP; ENARE; UNESP; UNIFESP; SCM-BH; UFES e HCPA.

02

INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE ORIGEM

A banca considera as características da instituição em que o candidato cursou Medicina, como reconhecimento da instituição como centro de formação e pesquisa científica; hospital universitário e oferta de ensino de graduação nos três níveis de atenção à saúde.

03

HISTÓRICO ESCOLAR

O histórico escolar também deve ser enviado para a análise curricular, uma vez que por meio dele, a banca examinadora avalia o desempenho do candidato durante a graduação.

04

MONITORIA

O tempo de monitoria também é avaliado, devendo ser comprovado com assinatura com carimbo e assinatura do responsável.

05

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O período de iniciação científica também é relevante para a análise curricular. Na hora de enviá-lo ou entregá-lo, não esqueça de apresentar um documento de comprovação emitido por sua instituição de ensino.

06

PROJETOS DE EXTENSÃO

Os projetos de extensão são relevantes para a banca que avalia o candidato à residência médica. Para que o documento tenha validade, é necessário registrar informações como atividades, departamentos envolvidos e professores.

07

EVENTOS CIENTÍFICOS

A análise curricular para residência médica também considera eventos científicos. Para comprovar a participação, é necessário apresentar declarações ou certificações emitidas pelas instituições e empresas organizadoras.

08

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

Outro aspecto relevante é a publicação de artigos como autor ou coautor em revistas brasileiras ou internacionais. No documento apresentado, é importante que existam informações como ano de publicação, cópia do artigo, volume e número.

09

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Por fim, o conhecimento de uma língua estrangeira é um diferencial relevante no currículo. Algumas bancas avaliadoras, como a da USP, levam em conta exatamente a proficiência ou residência em país de língua inglesa ou de outro idioma que não seja o português.

10

QUAL O FORMATO DO CURRÍCULO?

Não há um formato certo para a análise curricular, mas existem dois formatos recomendados: o Lattes e o Vitae. É fundamental ler o edital da instituição a qual você deseja prestar e verificar o modelo exigido por ela.

Agora você sabe o que não pode faltar no currículo para residência médica. Se você quer elaborá-lo de forma rápida e eficiente, conte com a ajuda do Medway Currículos!

MEDWAY CURRÍCULOS