CARREIRA MÉDICA
Você tem dúvidas sobre como funciona a tributação para médicos? Esses profissionais também estão sujeitos à incidência de tributação pelos serviços que desempenham. Entenda como isso funciona na prática!
01
Os médicos que trabalham no regime CLT recebem todos os benefícios que a Lei determina. Com relação à tributação, a empresa contratante será a responsável por recolher os impostos, além de direcionar 14% do salário do médico para o pagamento do INSS.
02
Para os médicos autônomos, a tributação ocorre de duas maneiras: serviços prestados a pessoas físicas ou serviços prestados a pessoas jurídicas. No primeiro caso, o médico registra o valor que recebeu em seu caixa.
03
O valor do Imposto de Renda da pessoa física será definido pelo carnê-leão, com alíquotas que variam entre 0% a 27,5%. Além disso, o médico deve pagar 20% sobre o valor que recebe mensalmente para a previdência social.
04
Já no caso dos serviços prestados a empresas, o imposto é descontado de forma automática da empresa que se beneficiou dos serviços médicos. É ela que vai gerar o Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) para recolhimento dos tributos.
05
Para médicos PJ, os tributos são pagos por meio do CNPJ. As alíquotas variam de acordo com o regime tributário escolhido — Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real — e os serviços prestados.
06
Para escolher um regime tributário mais adequado é necessário analisar a forma como se dará a prestação de serviço, além de avaliar qual a renda mensal e se o médico vai trabalhar sozinho ou com sócios.
07
Trabalhar como PF não é muito aconselhável, uma vez que a carga tributária alta pode afetar os rendimentos. Outro ponto é que a maior parte dos hospitais e das clínicas preferem contratar médicos PJ a médicos CLT.
08
Existem algumas possibilidades de redução da carga tributária. Para o médico que deseja abrir uma empresa no formato de clínica ou laboratório e optar pelo Lucro Presumido, será possível usufruir da redução na carga tributária, de acordo com a Lei nº 9.249/1195.
09
Além disso, para reduzir a carga tributária é fundamental fazer um bom planejamento tributário, pois assim o médico pode assumir todas as taxas sobre suas atividades corretamente, evitando multas e outras penalidades.
Além dessas dicas, temos mais uma: o Semiextensivo SP, nosso curso com foco totalmente direcionado para as instituições de SP, ideal para quem quer ser aprovado ainda em 2024!