carreira

DIFERENÇA ENTRE ESPECIALIZAÇÃO E RESIDÊNCIA MÉDICA

Você sabe qual é a diferença entre especialização e residência médica? Algumas pessoas podem se confundir e achar que essas opções são a mesma coisa, por isso, trouxemos as principais diferenças que você precisa saber sobre elas. Confira!

01

ESPECIALIZAÇÃO

A especialização é um processo educacional que visa aprofundar os conhecimentos em uma área específica após a conclusão da graduação. Os programas de especialização podem envolver diversos campos da Medicina, e costumam durar entre 12 a 26 meses.

02

RESIDÊNCIA MÉDICA

Por outro lado, a residência médica é um treinamento prático e supervisionado em hospitais e unidades de saúde, no qual os recém-formados podem desenvolver e aprimorar suas habilidades clínicas e adquirir experiência em diversas especialidades médicas.

03

CARGA HORÁRIA

A carga horária na especialização varia dependendo do programa e da instituição. Já na residência médica, ela é mais rigorosa e estruturada, com jornadas de trabalho que incluem plantões noturnos e aos finais de semana.

04

AULAS

As aulas na especialização podem ocorrer em formato de palestras, seminários, workshops e atividades práticas. Na residência médica, elas são integradas ao trabalho clínico e acontecem tanto no formato tradicional quanto em discussões de casos.

05

INGRESSO

Para ingressar na especialização, é preciso passar por um processo seletivo da instituição de ensino, que pode envolver provas e análise curricular. A jornada para a residência médica não é muito diferente, pois também conta com essas fases. No entanto, sua seleção é mais concorrida e tem um nível de dificuldade maior.

06

BOLSA-AUXÍLIO

Os programas de especialização não costumam oferecer bolsa-auxílio, enquanto na residência médica, sim. Atualmente, o valor é de R$ 4.106,09, pago durante todo o período do treinamento.

07

TÍTULO OBTIDO

No fim da especialização, o médico recebe um certificado de conclusão do curso, sem direito a título de especialista reconhecido pelo CFM. Já ao concluir a residência e ser aprovado na prova de título, o profissional recebe o título de especialista, reconhecido pelo CFM.

08

QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Mas qual a melhor opção? Depois de estudar a diferença entre essas 2 alternativas, é essencial avaliar cuidadosamente seus objetivos profissionais e considerar as vantagens oferecidas por cada uma dessas modalidades de formação. Até porque, ambas as opções têm seus méritos.

Seu sonho é passar na residência médica? Saiba que os Extensivos 2025 já estão com as inscrições abertas. Dê um passo rumo à sua aprovação, garantindo sua vaga hoje mesmo!

EXTENSIVOS MEDWAY