prova prática de residência
01
O Exame Nacional de Residência, conhecido como Enare, é um processo seletivo altamente concorrido para residência médica e multiprofissional. Em 2022, houve aumento de 70% de inscrições comparado ao ano anterior.
02
Organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e lançado pelo MEC em 2020, o processo seletivo é dividido em duas etapas: prova objetiva e análise curricular.
03
A prova teórica, com questões de múltipla-escolha, aconteceu no dia 06 de novembro. Para os programas com pré-requisito, foram 80 questões e para os de acesso direto, 100 questões sobre as 5 grandes áreas médica.
04
Os candidatos que alcançaram 50 pontos, no mínimo, seguem para a segunda etapa do Enare. Nesta fase, a avaliação fica por conta do currículo, que já deve ter sido enviado pelo sistema da instituição.
04
Segundo o edital do Enare, a análise do currículo vale até 10% da nota final do processo. Histórico escolar da graduação, estágio extracurricular, monitoria, participação em pesquisas são exemplos do que se pode pontuar no documento.
04
A nota final é obtida pela soma dos pontos da prova, da análise curricular e da pontuação adicional. Essa última vale 10% para quem participou de programas e projetos de aperfeiçoamento em Atenção Básica em Saúde.
04
Depois de avaliados, os candidatos são organizados em ordem decrescente de pontos para selecionarem até duas instituições de acordo com a nota de corte. Quanto maior for a pontuação, há mais chances de estar próximo da vaga dos sonhos!
04
A classificação final da residência do Enare é divulgada no dia 27 de dezembro, através do site oficial. Já a abertura do período de matrículas acontece no dia 10 de fevereiro.
Quer ter mais chances de ser aprovado no Enare? Venha estudar de forma direcionada com o Extensivo Medway, um curso com videoaulas completas e um time de especialistas que garantem todo o suporte que você precisa nessa fase!