residência médica
O Programa Mais Médicos (PMM) surgiu em 2023 com o intuito de aprimorar o atendimento no Sistema Único de Saúde, levando médicos para regiões onde há poucos profissionais. Este ano, uma nova versão será lançada com diversas novidades!
01
Além do programa passar por ampliação, a novidade é que os médicos recém-formados poderão cursar especialização ao mesmo tempo que participarem do programa.
02
O Mais Médicos de 2023 continuará atuando em 3 eixos de forma simultânea: provimento emergencial, educação e infraestrutura. Em conjunto, eles proporcionam mais contratações, especializações, atendimentos humanizados e melhorias nas Unidades Básicas de Saúde.
03
A aprovação do programa pelos usuários do SUS demonstra a dimensão do provimento emergencial de profissionais. A contratação de médicos em locais cujos atendimentos precisam de reforços será ampliada. Atualmente, o Mais Médicos está presente em mais de 4 mil municípios do país.
04
O programa contribui para a reestruturação educacional por meio de um plano de expansão da graduação e da residência. De acordo com o edital do Mais Médicos de 2023, são 6.252 vagas espalhadas pelo Brasil, com prioridade na formação pelo SUS e nos atendimentos em áreas de alta vulnerabilidade.
05
A infraestrutura da Atenção Básica do Brasil também será priorizada por meio de construções de novas UBS, reformas e ampliações das unidades existentes para os atendimentos serem feitos com mais qualidade.
06
O incentivo ocorre pela possibilidade de um adicional de 10% a 20% no salário, a depender da vulnerabilidade do município de atuação. Além disso, durante o programa, o médico pode cursar especialização e, em caso de licença-maternidade, há complementação do auxílio do INSS até o valor da bolsa por 6 meses.
07
O valor mensal da bolsa é de R$ 13 mil, mas há incentivos que podem aumentar a quantia. Durante o recesso anual de 30 dias, há remuneração. O Ministério da Saúde fica responsável pela contribuição previdenciária do médico, que tem ajuda de custo, moradia e alimentação.
08
De acordo com o Ministério da Saúde, a prioridade são os médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado. Além deles, na sequência de prioridade, estão médicos formados no exterior, com habilitação para exercício da Medicina em outros países.
Quer saber mais sobre o programa Mais Médicos e se preparar para os processos de residência médica, aumentando as oportunidades de trabalho? Conte com a nossa ajuda!
estudo
residência
residência
carreira