residência médica
Está se preparando para a prova de residência, mas possui dúvidas a respeito de como montar mesa cirúrgica no internato? A seguir, apresentamos dicas importantes para manter a organização e facilitar o entendimento!
01
Os primeiros passos para montar a mesa de cirurgia são cobrir os espaços com campos estéreis impermeáveis e se paramentar de forma adequada. Em serviços que precisam de campo de pano, lembre-se de adicionar um plástico estéril no espaço entre ele e a mesa cirúrgica.
02
Mesmo que não exista regras específicas para a montagem de mesa cirúrgica, é importante organizá-la de acordo com a sequência lógica, com o objetivo de reduzir a perda de tempo A disposição correta dos equipamentos poderá ajudar outros profissionais, caso eles tenham que assumir o seu lugar no procedimento.
03
A divisão da mesa cirúrgica ocorre em quatro partes: diérese, hemostasia, auxílio e síntese. Cada uma corresponde a uma etapa do procedimento cirúrgico e os materiais utilizados durante todo o processo.
04
Os principais instrumentos encontrados em uma mesa de cirurgia são: bisturi, tesoura Mayo, tesoura Metzembaum, pinças hemostáticas (Kelly e Kocher), pinças de preensão, afastadores, pinças anatômicas e porta-agulhas.
A fase prática da prova de residência costuma compor 40% da nota final dos processos seletivos. Deseja se preparar com eficácia a partir do nosso curso voltado para essa etapa? Então, conheça já o CRMedway!
CARREIRA
ESPECIALIZAÇÃO
carreira
carreira